É gratuito, ouça e baixe agora.
Karen Bueno – “És Nossa Rainha!” é o título do novo CD da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Brasil, lançado nesta sexta-feira, 8 de julho. As composições são um presente de gratidão à Mãe e Rainha pelos 60 anos da fundação do Jumas no Brasil, renovando o compromisso de levar adiante os ideias e a missão de ser, vinculados por Maria, o fogo do Cristo Tabor.
Para a criação dessa coletânea, os jovens realizaram no mês de maio três encontros de músicos divididos por região – um em São Paulo, um no Paraná e um no Pernambuco. São 26 os compositores que enviaram canções, entre integrantes do Jumas, Padres de Schoenstatt e Irmãos de Maria de Schoenstatt. Com o grande número de músicas, o CD foi dividido em dois volumes. A primeira parte é divulgada agora, já a segunda será no dia 21 de agosto.
Gerson Figueiredo, de São Bernardo do Campo/SP, compartilha um pouco sobre esse novo lançamento:
Quando e onde aconteceram os encontros de músicos?
A primeira ideia era de fazer um Encontro Nacional de Músicos, porém, devido aos elevados custos com transporte, optamos por realizar Encontros Regionais de Músicos. Eles aconteceram nos dias 21 e 22 de maio em Olinda/PE (Regional Nordeste), de 26 a 29 de maio em São Paulo/SP, no Jaraguá (Regional Sudeste), e Londrina/PR (Regional Paraná). No regional Sul não teve esse encontro, mas também puderam contribuir enviando suas músicas para o CD.
Por que escolheram esse título para o CD?
Para dar nome ao CD, foi escolhida uma das faixas, chamada “És nossa Rainha”. Após todo o processo de gravação, analisamos as músicas de todos os regionais na busca por pontos de semelhanças que pudessem apontar-nos a direção quanto ao nome do álbum e, nesse caso, identificamos que há um grande acento em Maria como Rainha. Portanto, neste ano em que comemoramos 60 anos do Jumas Brasil, queremos presentear a nossa Rainha com nossas canções inspiradas por ela!
Quais as principais correntes de vida que as músicas indicam?
Essas semelhanças não são coincidências, elas são frutos da corrente de vida que o Jumas Brasil vive na atualidade, que é a “Geração Missionária, tudo pela Rainha”. Este lema que vem guiando nossos passos nos últimos tempos foi traduzido em versos e melodias que poderão ser escutadas nessas músicas.
O que os levou a criar músicas e lançar esses CDs?
Sabemos da grande capacidade que a música tem de nos conectar a Deus, de nos elevar a Deus. E uma música é capaz de traduzir tudo aquilo que simplesmente palavras não conseguem. Todo esse amor, toda essa busca pela santidade faz nosso coração transbordar e nos motiva a colocar tudo isso em melodia.
De modo especial, também se vive este momento como uma oportunidade de formar uma cultura musical dentro do Jumas Brasil. Que seja fecunda, forte, capaz de gerar vida e de cumprir sua missão, que é nos levar aos braços de nossa querida MTA e de Deus, tendo em vista que ainda temos muita influência das músicas vindas da Argentina, Paraguai e Chile. O Jumas Brasil possui muitos dons musicais, mas eles precisam ser trabalhados e acima de tudo compartilhados.
Como foi o processo de criação?
Não existe nenhuma fórmula mágica para compor, ou um passo a passo para criar uma música de sucesso. Cada composição traz em si uma história que expressa uma vivência, um sentimento, ideias, uma missão. Cada pessoa compõe de uma maneira diferente. Alguns compõem uma música em poucas horas, outros precisam trabalhar alguns dias, outros criam, mas não gostam muito e guardam para si. O mais comum é a inspiração vir de repente na rua, em meio ao trabalho ou estudo. Nem sempre sairão tão boas quanto esperamos, mas o mais importante é encarar o desafio e compor, lembrando sempre que “aprendemos a andar, andando; aprendemos a compor, compondo”.
Para mais informações acesse: jumasbrasil.com.br