Com Alegria, Famílias em saída!
Karen Bueno – À luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o I Congresso Ibero-Americano da Obra das Famílias de Schoenstatt já tem data e local marcados. De 7 a 10 de setembro de 2017, a Coluna Familiar do Movimento Apostólico de Schoenstatt se reúne em Guayaquil, no Equador, para esse primeiro Congresso continental, cujo lema é “Com Alegria, Famílias em saída!” (Con Alegría, Familias en Salida!).
Uma primeira reunião aconteceu no mês de junho em Guayaquil, iniciando os preparativos para esse evento. Do Brasil, participaram dessa reunião Flávia e Tomás Santos, da União de Famílias de Schoenstatt. Eles contam quais são os objetivo definidos para esse Congresso:
a) Unir e fortalecer nossa Obra das Famílias para, a partir de seu ideal e missão, assumir o desafio eclesial que nos propõe a Amoris Laetitia.
b) Queremos que nosso Congresso de 2017 seja uma experiência de encontro pessoal e de vida das diferentes comunidades da Obra das Famílias;
c) Incentivar o apoio, intercâmbio e desenvolvimento dos projetos e apostolados que hoje a Igreja e o mundo precisam;
d) Propor temas formativos e atuais para, a partir da visão de nosso Pai e Fundador, assumir os novos desafios das famílias;
e) Concretizar as conclusões do Congresso, visando sua implementação e avanço com o apoio da Coordenação Internacional.
O Documento-Base para o Congresso será a Exortação Apostólica Amoris Laetitia (AL), considerada como leitura obrigatória para participação no evento. O Congresso será estruturado por meio de oficinas, que demonstrarão como Schoenstatt, em saída, por meio do apostolado, responde aos desafios da família na atualidade, como pede o Papa Francisco.
Equipe central
A primeira reunião entre os representantes dos países aconteceu nos dias 24 a 26 de junho. Participaram desse encontro o Pe. José Luiz Correa, responsável pela Coordenação Continental na América, Ir. M. Sofia Moreno, da Argentina, e Ir. María Auxiliadora Borhórquez, do Equador. Também casais representantes da Obra das Famílias de Chile, Argentina, Paraguai, México, Costa Rica, Brasil e do próprio Equador. Além desses estavam os casais do Equador que compõem a comissão coordenadora central do Congresso.
A comissão central do evento, definida nessa reunião, é formada por Pe. José Luiz, Ir. Maria Auxiliadora e o casal Richard e Rocio Hall, da União de Famílias do Equador. Mais informações – como o número de vagas e inscrições – serão divulgadas posteriormente. Toda a Família de Schoenstatt é convidada a rezar e oferecer suas contribuições ao Capital de Graças por essa grande jornada familiar.