Um “imperativo do tempo”.
Karen Bueno – A internacionalidade, em espírito familiar, é uma das principais características do I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, que começa nesta terça-feira, 23 de agosto, no Colégio Mãe de Deus em Londrina/PR.
Mais de 600 participantes, vindos de Chile, Paraguai, Equador, Argentina, Espanha, Alemanha e diversos estados brasileiros dão vida e um colorido próprio ao Congresso Científico, que destaca e aprofunda a pedagogia Kentenichiana.
A Família de Schoenstatt coloca, pela manhã, todos os trabalhos sob os cuidados e intercessão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, durante a Santa Missa. Pe. Afonso Wosny ressalta, na homilia, que “queremos, com muito carinho, ter a presença do nosso Fundador no coração e colocamos em suas mãos esse Congresso”. Ele diz ainda: “Podemos encontrar uma pérola preciosa em Schoenstatt, que é a pedagogia. Temos que torná-la conhecida, conhecê-la, amá-la e presenteá-la às pessoas”.
Tempo de semear
A expectativa, entre os participantes, é de que esse Congresso traga ricos frutos. “Esperamos conhecer e compartilhar experiências com outros países, e isso especialmente para os nossos alunos, que possam transmitir aos demais o que aprenderão”, comentam Maria Paulina Sandoval, Maria Catalina Laage e Soledad Tagle, professoras do Colégio Monte Tabor e Nazaré, de Santiago/Chile.
“Esse Congresso é um impulso para levar a pedagogia do nosso Pai ao mundo”, aponta Ir. M. Catarin Fabing, representando a Província Cenáculo, das Irmãs de Maria do Chile. O estudante chileno Benjamín Yermany comenta: “É uma boa oportunidade de novas experiências, vai ser muito lindo”.
O casal de Niterói/RJ, Henrique e Cristiane Bastos, se despertaram “de imediato” – diz ele –quando ficaram sabendo do evento. Ela é pedagoga e utiliza uma metodologia semelhante à Kentenichiana em seu trabalho. Henrique também dá aulas, para um público mais velho, e leva o que aprende no Movimento Apostólico de Schoenstatt para a sala de aula: “Quando você mostra a possibilidade do aluno ser um homem novo, como mostra o Pe. Kentenich, os olhos brilham, mesmo que eles não conheçam Schoenstatt”.
Construtores de um grande futuro
O Congresso Internacional de Educação está inserido no contexto das comemorações de 80 anos da Pedagogia Kentenichiana aplicada ao ensino regular. O colégio Mãe de Deus foi o primeiro a aplicar o método de ensino do Pe. José Kentenich aos alunos, traçando uma importante página da história do Movimento, apresentando essa pérola preciosa, que é a pedagogia, ao mundo.
Cada filho de Schoenstatt, mesmo que de longe, pode participar desse grande evento, acompanhando pelas mídias nacionais do Movimento e enviando suas contribuições ao Capital de Graças, para que a pedagogia Kentenichiana seja sempre mais conhecida e amada, servindo a mais e mais pessoas.