“Queremos aprender uns com os outros, porque nunca acabamos de aprender…”
Karen Bueno – A cerimônia de abertura do Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, realizada no recém inaugurado Teatro Mãe de Deus, em Londrina/PR, é o ponto inicial do evento nesta terça-feira à noite, 23 de agosto. Participam da cerimônia as delegações de vários países – formadas por alunos, gestores e professores – também a Família de Schoenstatt local e vários educadores que querem conhecer mais profundamente a proposta pedagógica do Pe. José Kentenich.
Os protagonistas de todo o evento são os estudantes, por isso eles têm papel de destaque na abertura. A noite ganha forte acento artístico com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se apresenta no começo da cerimônia.
Em seguida vem a apresentação de dança dos alunos do colégio Mãe de Deus. Com um início em cores escuras e pouca identidade, os estudantes vão se auto afirmando e “ganhando suas próprias cores”, deixando de ser um homem massa para ser um homem novo, como propõe a pedagogia Kentenichiana. A dança termina num ápice de alegria e vinculação, conquistadas ao longo da apresentação, numa interação total com o público. Para isso, várias bolas de plástico são lançadas na plateia, criando uma grande brincadeira entre todos.
Para alguns profissionais da área de Educação, esse é o primeiro contato com a pedagogia Kentenichiana. É caso de Juliana Fernandes e Rosana Ribeiro. “Desejo, nesse Congresso, aprender mais. Foi uma surpresa muito feliz descobrir a pedagogia do Pe. Kentenich, li um pouco sobre e achei bem bacana tudo que descobri”, diz Juliana. Para Rosana, chamou a atenção ser esse um evento internacional: “Isso traz troca de experiências e mais conhecimento”.
Seguindo o protocolo, compõem a mesa de abertura do Congresso a Reitora da UEL, Berenice Jordão, a superiora das Irmãs de Maria na Província Schoenstatt-Tabor, Ir. M. Sílvia Regina Formagio, a diretora do colégio Mãe de Deus, Ir. Rosa Maria Rhutes, a coordenadora do programa de Mestrado em Educação da Universidade Norte do Paraná, Samira Fayez Kfouri, a coordenadora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UEL, Silvia Márcia Melleti e a coordenadora do Fórum de Estudantes, Ir. Sonara Maria de Oliveira. Cada uma tem a oportunidade de saudar a todos e destacar a importância deste Congresso em seus diversos âmbitos.
O Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, deixa sua bênção e saudação a todos, recordando a figura do Pe. Kentenich e apontando que o novo teatro onde estão é um ‘santuário da arte’.
Como protagonistas, os estudantes são convidados a entrar no teatro, separados por países, sempre levando a bandeira de sua respectiva nação e animando os congressistas.
Para finalizar a cerimônia, a coordenadora do departamento de Educação da UEL, Rosana Lopes, e o coordenador de marketing do colégio Mãe de Deus, Raphael Tait conduzem uma reflexão sobre a atualidade da pedagogia Kentenichiana, colocando em diálogo os trechos do Documento de Pré-Fundação de Schoenstatt (1912) com conceitos de teóricos conhecidos do campo da Educação na atualidade.
A noite familiar é só o começo de grandes vivências e conteúdos que vêm pela frente nesses cincos dias de Congresso, que se encerram no sábado, 27 de agosto. Acompanhe o evento pelas mídias nacionais do Movimento Apostólico de Schoenstatt e envie suas contribuições ao Capital de Graças.
1 comentário