“Quanto a ti, vem e segue-me”.
Karen Bueno – As lágrimas inundam os olhos e a voz falha quando algumas perguntas são feitas aos pais das futuras Irmãs de Maria de Schoenstatt. Neste sábado, dia 3 de setembro, cinco jovens recebem as vestes e ingressam oficialmente no noviciado do Instituto Secular, na Província Schoenstatt-Tabor, com sede em Atibaia/SP. São elas: Aluane Simões e Rebeka Makalski, de Atibaia/SP, Carolina Montedori, de Campinas/SP, Cícera Rezende, de Paulínia/SP, e Fernanda Gomes, de Francisco Morato/SP.
“Eu espero o melhor para ela”, diz a Sra. Antônia Lourenço, avó da Rebeka. Seu marido, Sr. André Lourenço, completa: “Nós vamos rezar para que ela se firme e faça um bom trabalho para Deus. Precisa de muita fé, muita oração, porque a vocação [consagrada] não é fácil, nós sabemos disso, então rezamos e pedimos por ela”.
O pai de Aluane, Deusdedite Simões, junto com a mãe da jovem, Sra. Leontina Simões, deseja: “Espero que ela seja feliz daqui para frente no caminho que escolheu, ela está num caminho bom, num caminho certo”.
Doroti Maria de Rezende não consegue segurar o choro e a emoção ao falar da filha, Cícera. “É emoção de alegria, porque tenho certeza que muitas mães queriam ter uma filha no caminho que ela está. Mas também é difícil para nós. Quando minha outra filha se casou, eu chorei tanto, como se sentisse ‘cortar o cordão umbilical’. Pela Cícera eu choro também, é como um casamento, e não choro de tristeza, mas de alegria, numa mistura de sentimentos. Eu sinto, para mim, que essa escolha dela é necessária; desejo que seja feliz e que Deus a abençoe”.
O coração da Sra. Celina Montedori está a mil, diz ela. Para a mãe de Carolina, esse é um momento ímpar: “Ficamos ansiosos e felizes de saber a vocação que ela escolheu, o caminho que ela vai percorrer – o melhor caminho que tem”. O Sr. João Montedori afirma: “Percebo, hoje, como é bom ser pai, como é bom estar presente nessa hora em que a nossa filha está trilhando esse caminho, é algo muito bom e que ninguém pode tirar de nós. Peço que Deus a ilumine; tudo o que é bom para ela é bom para nós”. Amanhã os dois levarão a filha até o altar, vestida de branco, como uma noiva, para a consagração ao Senhor. Ele comenta: “É uma experiência diferente, mas única”.
A mãe de Fernanda, Dalva Gomes, também se emociona: “Entrego minha filha, que é tudo para mim, é uma experiência muito linda, difícil de falar, de explicar, porque é um momento único em nossa vida. Desde os oito anos ela falava que queria seguir essa vocação, mas a gente achava que era conversa de criança. Porém, com o tempo foi despertando nela a vocação, esse desejo, e a gente sempre incentivou”. Tiago Gomes, irmão da jovem, comenta: “A Fernanda nasceu para esse momento, desde pequena ela pensava em ser Irmã, tudo passou muito rápido até se afunilar nesse dia”.
A solenidade de Vestição das Noviças será neste sábado, 3 de setembro, às 9 horas, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai (Rod. Dom Pedro, Km 78, Atibaia/SP). Todos são convidados a celebrar juntos esse momento e dar graças ao Bom Deus e à Mãe e Rainha pelas novas vocações a serviço da Igreja e de Schoenstatt.