Os olhares da Vestição.
Karen Bueno – Entre aqueles que nunca acompanharam a cerimônia de Vestição das Noviças do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o comentário é sempre o mesmo: não imaginava que seria assim. A solenidade reúne familiares, amigos, conhecidos e muitos membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt da região e de outros estados.
Quando o relógio passa das 9h30min, a agitação ao redor do Santuário começa e os olhares focam as escadarias da Casa Provincial. Os sinos anunciam que lá vêm elas, as Noviças, vestidas como noivas, rumo à consagração ao Senhor, a serviço de Schoenstatt e da Igreja.
No primeiro passo para fora da casa, à vista de todos, as lágrimas acompanham muitos olhares, especialmente dos parentes e amigos. A partir daí a cerimônia é tomada de momentos fortes e significativos, repletos de simbolismo durante a liturgia.
“Foi emocionante”
A Sra. Maria de Lurdes Vaitecaites, de São Paulo/SP, coincidentemente visitava o Santuário nesse dia e decidiu acompanhar a cerimônia: “Foi muito lindo, gostei demais, é emocionante”.
O mesmo diz Roseli Oliveira, de Francisco Morato/SP, que conhece a Ir. Maria Fernanda Gomes: “Nunca tinha ido numa Vestição antes. Foi lindo demais, maravilhoso”. Sua filha, Ana Carolina Oliveira, estudou com Ir. Maria Fernanda desde pequena e conta: “Desde que a gente estudava, essa sempre foi a escolha dela, então não fiquei surpresa com sua decisão [de se consagrar], sempre esperei participar desse momento com ela. Foi lindo, chorei muito. Sei que a gente vai se encontrar pouco agora, mas essa é sua vocação e ela precisava atender ao chamado”.
O grupo de canto, que acompanha o coral das Irmãs de Maria na Santa Missa, chega de Campinas/SP – são amigos de Ir. M. Carolina Montedori. Bianca Prado conta: “Ela [Ir. M. Carolina] que puxou a gente para conhecer o Santuário. Sobre a cerimônia, foi bonita, foi o céu. Nunca tinha vivido isso, foi muito emocionante vê-las doando a vida inteiramente a Deus, especialmente quando se cantou o Sponsa Christi”.
Também participam da cerimônia as Irmãs da Fraternidade Toca de Assis, de Campinas. Ir. Judá Maria comenta: “Como consagrada, eu achei muito bonito. É sempre uma beleza, uma riqueza ver o despertar das vocações, as jovens encontrando o caminho de Deus, é uma alegria”. Ir. Cristiane Maria da Divina Misericórdia, desta mesma comunidade, conta: “Eu nunca tinha vindo a Atibaia, nem participado de uma Vestição, é muito bonito, uma celebração bem diferente. Cada instituto tem a sua particularidade e é bonito ver a diversidade dos carismas, dos dons. Os momentos da celebração foram muito marcantes, a entrada das noviças como noivas, depois quando retornaram investidas… como nunca participei antes, achei tudo muito significativo”.
Entrega
Os amigos de Ir. M. Rebeka Makalski afirmam: “Nunca imaginamos que seria assim. Pensamos que seria uma missa ‘normal’, com algumas orações e a troca das vestes. Foi mais dinâmico, com várias coisas, bem legal”, dizem Karina Oliveira, Everton Tolentino e Daniela Ramos.
Renata Rizato, de Campinas, revela: “Nunca tinha visto, achei lindo, é uma cerimônia maravilhosa, ficamos muito felizes por elas. Espero que sejam muito felizes na vocação que escolheram, que Deus as abençoe e sejam firmes no propósito de Deus na vida delas”.
O primo de Ir. M. Aluane Simões, Jonas Barroso, comenta: “Foi uma cerimônia muito bonita e profunda. É emocionante ver a devoção, a entrega, também a família comovida, principalmente para nós que somos da mesma família. Nosso irmão mais velho também foi ordenado padre, e é algo parecido; agora estamos entregando mais uma vocação”.
Agora é tempo de agradecer ao Bom Deus e à Mãe e Rainha por novos lírios que integram seu canteiro de vida consagrada na comunidade das Irmãs.
Quer conhecer as Irmãs de Maria de Schoenstatt? Clique e entre em contato.