Cresce o ramo e o ardor missionário.
Karoline Soares do Nascimento/Karen Bueno – A Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt acolhe novas integrantes em Cornélio Procópio/PR, no dia 4 de setembro. Com uma manhã “em família”, 25 mulheres – das quais 12 ingressam no ramo nesse dia – recordam sua missão de ser reflexo e imagem de Maria para a sociedade. “O encontro, para mim, foi algo espetacular, onde pude conhecer mais sobre o ramo da Lafs e tive a certeza de que traz uma transformação como mulher”, comenta Camila Orcioli Stellato.
Daniela Stellato Gonçalves conta: “Eu gostei de cada momento que vivi e fiquei muito surpresa comigo mesma por ter me sentido tão à vontade. Sou do tipo que estranha a novos ambientes e novas pessoas, mas lá me senti em casa”.
O encontro ocorreu no Santuário Tabor da Fidelidade a Igreja para a Glória da Santíssima Trindade. Também acompanharam as liguistas a assessora do ramo, Ir. M. Jacinta Donati, e a assessora local, Ir. M. Iracema Betoni.
Ir. M. Jacinta apresentou o significado e missão da Liga Feminina e qual o seu papel no Movimento de Schoenstatt e na sociedade. Após essa breve explicação, as liguistas mais antigas fizeram uma dinâmica, um rito de passagem com as novas ingressantes, guiando-as com olhos vendados por caminhos obscuros.
“A parte de que mais gostei no encontro foi a dinâmica na qual tínhamos que nos deixar ser conduzidas por outras pessoas, uma vez que estávamos de olhos vendados. Assim, devemos nos deixar guiar pela Mãe, que tem o perfeito cuidado de tudo”, diz Cíntia Roberto Marson.
Edlene Banachi compreende, por meio dessa dinâmica, a Maria como um “GPS” que leva a Jesus: “O que mais me fez refletir foi quando tirei a venda e vi o que tinha no chão por onde pisamos; eu nem tinha sentido que haviam tantas coisas. Fiz uma comparação: quando Maria nos conduz, ela nos acalma e ameniza o nosso sofrimento trazendo paz. Não sentimos o atrito como realmente é. Aí entendi o quanto devemos nos agarrar a ela para chegar até seu filho, Jesus”.
O encontro foi encerrado com uma oração feita no Santuário, pela qual receberam a missão de continuarem fiéis ao chamado feito pela Mãe de Deus.