A caminho de uma maior interação entre as escolas schoenstattianas.
Karen Bueno – O I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação encerrou-se no final de agosto, há algumas semanas, e agora é tempo de colher os frutos. Ir. Rosa Maria Rhutes é diretora do colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, que sediou e organizou o evento; ela compartilha quais são as primeiras dádivas colhidas e a expectativa a partir desse encontro internacional:
Como a senhora avalia o I Congresso Schoenstatt de Educação?
Foi um marco na história dos colégios que aplicam a pedagogia de Schoenstatt. É a primeira vez no mundo que as instituições se encontram para intercambiar experiências sobre a gestão das escolas. Alcançamos, dessa forma, os objetivos propostos de comemorar os 80 anos da aplicação da pedagogia de Schoenstatt no colégio Mãe de Deus e levar essa pedagogia para a área científica, com apoio das universidades.
Também alcançamos as finalidades do Congresso, de promover um debate em caráter científico, realizar publicações em periódicos e anais e aprofundar os conhecimentos sobre a pedagogia de Schoenstatt, confrontando-a com outros autores. Dessa forma, formou-se uma rede colaborativa entre as instituições escolares que implementam a Pedagogia de Schoenstatt, proporcionando a troca de experiências entre estudantes, docentes e gestores.
Que frutos esperar desse Congresso?
Convictos do carisma pedagógico de Schoenstatt, vimos a necessidade de estudá-lo mais profundamente, de inseri-lo na discussão atual de temas que envolvem a formação humana dos docentes e estudantes, abrangendo a família, e aplicá-lo nos diversos âmbitos da sociedade. Motivo de muita alegria é que o I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação foi o evento de “estreia” do Teatro Mãe de Deus. Saímos com a convicção de sistematizar a pedagogia de Schoenstatt com uma marca única para as escolas e trabalharmos em redes.
Para o colégio Mãe de Deus, o que representa sediar esse evento?
Somos gratos por sermos os protagonistas dessa historia que marcou mundialmente este evento.
Há algo, das reuniões com os gestores das escolas schoenstattianas, que a senhora possa nos adiantar?
Fizemos duas avaliações com os representantes das escolas e ficou decidido que eu e a Profa. Dra. Rosana Lopes e vamos trabalhar na rede Pentecostes, dos Padres de Schoenstatt, com o objetivo de sistematizar a pedagogia e preparar o próximo congresso, provavelmente no Chile, com data a ser marcada.