Vindas dos regionais Sudeste e Paraná, mais de 200 jovens estiveram reunidas em Atibaia/SP
Jaqueline Montoya/Alessandra Veras – No final de semana de 10 e 11 de setembro, o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, foi tomado pela alegria e entusiasmo das jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) que realizaram seu encontro inter-regional. Vindas de 23 locais dentre Sudeste e Paraná, as mais de 200 jovens puderam renovar o ardor pelo ideal e partir enviadas do Santuário, carregando a missão de serem pequenas Marias para os novos tempos, como pede o Fundador, o Pe. José Kentenich.
Com base no lema do ano “Misericordiosa como o Pai, Tabor para os novos tempos”, as jovens aprofundaram esta corrente de vida, celebraram 18 novas Alianças de Amor e também tiveram uma palestra especial com Ir. M. Doria Schlickmann, autora de diversos livros sobre o Pe. José Kentenich.
“O encontro foi maravilhoso. Todos os momentos foram muito intensos e pude experimentar mais profundamente o amor da Mãe por mim e intensificar o meu desejo de me tornar sempre mais seu espelho no mundo, deixando sua marca maternal em todas as ações no meu dia a dia. Cada momento foi enriquecedor e importante para meu ideal de ser um Lírio do Pai”, resumiu Aline Silva, de Guarapuava/PR.
O primeiro tema do dia foi baseado na mensagem do Papa para a Juventude. Inspirada nas palavras do Papa Francisco durante a JMJ na Polônia ocorrida em julho, as jovens são desafiadas a deixar o comodismo para viver altos ideais.
O Papa diz: “Não viemos a este mundo para vegetar, para passá-la comodamente, para fazer da vida um sofá no qual adormecemos. Ao contrário, viemos para deixar uma marca”. E qual marca? Com esta provocação cada jovem é convidada a meditar por um momento e em seguida a escrever esta marca para tê-la também como um compromisso.
A parte da tarde foi marcada por uma visita muito especial, de Ir. M. Doria Schlickmann, que escreveu alguns livros sobre o Fundador de Schoenstatt e integra o Instituto Internacional José Kentenich. Ela conversou com toda a Jufem, reunida, sobre “O caminho para liberdade – encontrar a beleza interior”.
Não poderia falta a Santa Missa, que além de fortalecer espiritualmente cada jovem ali presente, acolheu 18 jovens em sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus.
O domingo ainda reservava momentos especiais! Após a oração da manhã e a celebração da Santa Missa, na qual puderam refletir novamente sobre a misericórdia de Deus, ao deparar-se com a leitura do evangelho do Filho Pródigo ainda havia um tema a ser trabalhado: “Tabor para os novos tempos”. Esse foi o estímulo final para incendiar as jovens a saírem de Atibaia dispostas a modificar o ambiente em que vivem.
As meninas ainda puderam ouvir um último ‘empurrãozinho’ sobre como viver o ideal. Cinco jovens, sentadas estrategicamente em um sofá colocado sob o palco, deram seus testemunhos de como viver o Tabor nos novos tempos na sociedade, na Jufem, no trabalho, no namoro e também na Igreja, como foi o caso da Lareane Machado, de Curitiba/PR, que partilhou sua experiência da JMJ na Polônia.