Retiro Regional da Liga de Famílias de Schoenstatt.
Karen Bueno – “Minha família: Casa de Misericórdia” é o tema do retiro anual da Liga Apostólica de Famílias de Schoenstatt do Regional Sudeste em 2016. Nesse final de semana, dias 24 e 25 de setembro, 81 casais refletiram, à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, como podem ser um oásis de misericórdia para o mundo.
“O encontro foi muito rico. Trouxe para nós o pensamento de que temos de ser misericordiosos com os outros e de que a gente tem que levar, de alguma forma, o bem para o mundo”, diz Alexandre Boaro. “O retiro traz, para nós, mais inspiração e sabedoria em relação ao casal, esclarecimento em relação aos filhos”, ressalta a esposa, Diane Boaro.
O tema do encontro foi também o assunto abordado, em palestra, por Paulina e Diógenes Lawand, do Instituto de Famílias de Schoenstatt. Na perspectiva da Exortação Amoris Laetitia, eles mostraram, de maneira bem concreta e prática, como viver a misericórdia dentro do lar e a partir do lar. Para ilustrar a família como um espaço de misericórdia, convidaram alguns casais do Movimento Apostólico de Schoenstatt a dar testemunho de como experimentaram a misericórdia em situações adversas – como diante do desemprego, da morte do cônjuge ou de acidentes.
O sábado de encontro se tornou ainda mais dinâmico com as “Olimpíadas da Família”, unido todos em momentos de recreação e vinculação.
No final da tarde, um “Caminho de Misericórdia” – uma vivência para casais – convida ao diálogo conjugal e a reflexão entre os cônjuges. Por ele, marido e esposa seguem caminhando por “estações”, onde estão colocadas frases do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e do Papa Francisco. A misericórdia é vista pela ótica do casal e também numa perspectiva de missão, deles para o mundo.
Durante a Santa Missa, à noite, os casais vivenciam a experiência de perdão e unidade, por meio de um rito de “lava pés” (um lava os pés do outro); por meio desse gesto, se colocam a serviço do cônjuge e se mostram como o rosto de Cristo um para o outro. Também nessa celebração, cinco casais selam a Aliança de Amor, consagrando-se à Mãe e Rainha.
O domingo foi o dia de trabalhos em grupo, com questões práticas e partilha sobre a vida matrimonial. A Santa Missa de envio coroou o encontro, sendo um impulso parar viver a misericórdia para além do Ano Santo. No final da celebração, os filhos – 38 no total – apresentaram a coreografia que prepararam para os pais.
Os participantes desse retiro são dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Adriana e Marcelo Marrichi, de Poços de Caldas/MG, concluem: “Foi um encontro muito rico, voltamos muito felizes, sabendo que temos condições a cada dia de melhorar. Levamos muita riqueza e experiências. Esperamos que todos voltem para a casa com a certeza de que a gente pode ser uma pessoa melhor”.
Adorei o tema. Tem disponibilidae das pregações.
Olá Irineide,
Infelizmente não temos o conteúdo das palestras para oferecer.