Schoenstatt é Família!
Karen Bueno – “Nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada duma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar. […] Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias. Continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais” (Amoris Laetitia, 325).
Em sintonia com as correntes de vida da Igreja, os assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil se reúnem para estudar e partilhar os conteúdos da Exortação Apostólica Amoris Laetitita, do Papa Francisco. Nesta terça-feira, 27 de setembro, foi a vez dos assessores do regional Sudeste se reunirem, em Atibaia/SP, para aprofundar os textos do documento.
Ir. M. Diná Batista de Souza contextualiza a necessidade de formação para todos os assessores sobre esse assunto, seja qual for seu campo de apostolado: “Todas as pessoas fazem parte de uma família. Quando falamos nesse tema, às vezes pensamos somente em um casal, mas família é o todo. Então todo mundo precisa estar integrado, sabendo aquilo que a Igreja aponta para nós, aquilo que Schoenstatt busca na caminhada junto à Igreja. Que cada um, no seu lugar específico – seja um jovem, um adolescente, uma mãe, um casal – tem que dar uma resposta dentro da família, pois ninguém está fora dela”.
Pe. Alexandre Awi Mello, diretor nacional, explica porque é importante ter esse olhar atento à Exortação: “A família sempre é o nosso foco, o foco de evangelização da Igreja. Em todos os ramos estamos trabalhando com a família, desde a Juventude Apostólica, as mães, Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens… É um tema que nos interessa a todos e também porque precisamos ter uma postura comum em relação aos desafios que a família apresenta. Precisamos conversar sobre aquilo que o Papa diz, sobre acolher, discernir e integrar, como podemos viver isso a partir do nosso Movimento”.
Sobre o lema do ano, eles indicam que continuará o mesmo em 2017: Contigo Pai, Família em Aliança: Santidade e Missão! E que o enfoque será ainda maior na palavra “família”. Todas as reflexões em conjunto, de cada regional, serão levadas à reunião da Central Nacional de Assessores, “para termos posturas comuns em nível nacional”, diz Pe. Alexandre.
“Espero que cada um, através da leitura [de Amoris Laetitia], se sinta chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas não são um problema, são, sobretudo, uma oportunidade” (AL, 7).