Coordenadores da Campanha se reúnem para formação em Atibaia.
Karen Bueno – “Olhou-me com misericórdia”: com essa frase em destaque, os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) do regional Sudeste se reúnem neste final de semana, dias 8 e 9 de outubro, no Santuário de Atibaia/SP. O encontro é um aprofundamento nas correntes de vida da Igreja e de Schoenstatt, como uma motivação para atuarem sempre mais ardorosos à frente da Campanha.
“O encontro de coordenadores nos ajuda a recarregar as baterias da fé. Muitas vezes estamos com uma ‘chaminha’ acesa, só com um pouquinho de fogo, aí você vai ao encontro e aprende um punhado de coisas, começa a ter uma nova visão da sua missão e com isso vai reavivando a fé. A Mãe assopra essa brasinha que está se apagando e a faz reacender de novo”, compara a Sra. Maria Rosenda Silva Duarte, de Orlândia/SP.
No sábado, a primeira dinâmica os motiva a identificar as “portas santas que precisam atravessar”. A primeira delas, como mostrou o Papa, é a porta do próprio coração e, em seguida, do coração das pessoas, tudo isso fundamentado na beleza da missão com a Mãe Peregrina. A passagem pela Porta Santa da Misericórdia, no Santuário, é o ápice da vivência.
O desafio proposto, em seguida, retoma as cinco urgências de evangelização que a Igreja aponta em suas diretrizes da ação pastoral no Brasil. Os coordenadores são convidados, então, a refletir como a CMPS pode responder a essas urgências e desafiados a elaborar um projeto de evangelização que responda às necessidades, destacando que logo mais será aberto o Ano Mariano. Com união familiar, à noite assistiram ao documentário “Semente de um Mundo Novo”, sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt, e peregrinaram ao Santuário.
Como João Pozzobon
“Eu amo minha missão!”, afirma, convicta, a coordenadora Santina Conrado da Silva, de Orlândia. “Cada vez que vou a esses encontros, eu aprendo mais e volto mais empolgada para passar os conteúdos aos missionários e às famílias, me dá vontade de conquistar mais pessoas, mais gente para o Movimento [Apostólico de Schoenstatt]”.
Pela primeira vez o casal Nilva e Mauricio Teixeira, de Ituverava/SP, participa de um encontro de coordenadores da Campanha. A Sra. Nilva foi missionária por muitos anos e agora, com o incentivo e apoio do marido, se tornaram coordenadores na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Ele conta seu testemunho: “Para mim é maravilhoso vir ao encontro, nos dá muita força. Antes eu falava para ela parar com a Campanha, mas agora vejo que é o contrário, eu é que preciso trabalhar em favor dessa missão. Percebi que estava faltando a minha parte, porque o mundo está precisando de gente assim, que seja missionária. Se nós queremos coisas boas para os nossos filhos, precisamos dar o exemplo, ir lá e mostrar”.
A palestra de Ir. M. Doralice de Souza, no domingo, revela o Diác. João Luiz Pozzobon como um autêntico missionário schoenstattiano. Ela mostra que João Pozzobon, “aluninho” do Pe. José Kentenich, corporificou a mensagem da Aliança de Amor e fez dela uma viva missão. Cada coordenador, hoje, é convidado a levar a Peregrina ao mundo, às periferias, como fez o Servo de Deus.
Participaram 50 coordenadores das cidades de São José da Bela Vista/SP, Ituverava/SP, Franca/SP, Ribeirão Corrente/SP, Miguelópolis/SP, Guaratinguetá/SP, Orlândia/SP, Ervália/MG e Palmas/TO. No final do encontro, junto ao envio missionário, todos renovaram sua oração de compromisso como coordenadores missionários da Campanha.