Romarias em Curitiba no dia da Padroeira.
Ir. Ignes Maria Rubin/Karen Bueno – A cada ano, no dia da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, os paroquianos do Setor Pastoral a qual pertence o Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR, participam de uma peregrinação a pé até o Santuário. A comunidade das sete Paróquias da região caminha, levando o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e participa da Santa Missa solene quando chega à casa da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
A romaria deste ano é movida por uma originalidade particular, devido ao Ano Santo da Misericórdia e o convite a passar pela Porta Jubilar da Misericórdia no Santuário. Os paroquianos se encontraram em frente ao portão. Entraram todos juntos, cantando e rezando com entusiasmo. Estima-se que mais ou menos 1500 pessoas participaram.
Às 9 horas inicia a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelo de Souza, capelão do Santuário e missionário da misericórdia. Neste ano, porém, os párocos de cada comunidade não concelebraram a Eucaristia, como acontece geralmente. Dessa vez, todos eles se colocaram espalhados pelo bosque, em baixo das árvores, para atender as confissões. Formaram-se grandes filas e as confissões prolongaram-se até passado do meio dia.
No final da Missa, Pe. Marcelo rezou com o povo as orações prescritas para alcançar a indulgência plenária, ao passarem pela Porta Santa, e, em seguida, todos subiram até o Santuário.
À tarde, pouco antes da Missa às 17 horas, chegou uma nova romaria da Paróquia São Cristóvão, dirigida pelos Padres Salesianos. 150 pessoas a pé, acompanhadas por três sacerdotes, com a finalidade de adentrar a Porta Santa da Misericórdia no Santuário. Foi um dia intenso de oração – viam-se pessoas ajoelhadas, na grama, em profunda oração – bastante motivado pelo amor e carinho de todo povo brasileiro à Mãe de Deus.