Família Unida em Itaára: um dia de fé, integração e alegria.
Adelmo e Ana Paula Dal Pozzolo – O feriado de 12 de outubro amanheceu com céu cinzento, mas nem a previsão de chuva diminuiu a coragem de cerca de 50 famílias para dirigirem-se à Itaara/RS, até o Santuário Tabor Puer et Pater, para participar da programação do “Família Unida em Itaara” – um Encontro de Famílias do Instituto, da União e da Liga de Famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt, organizado pelos dirigentes de grupos de Santa Maria/RS com a assessoria da Ir. M. Angela Zam.
Após a recepção por integrantes da Equipe Diretiva 2016/2017 da Liga de Famílias, as famílias com inúmeras crianças participaram de uma Santa Missa em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Pe. Anderson Nascimento, capelão do Exército, que celebrou também o dia dedicado às crianças com uma homília e benção muito especial.
Nesse momento abençoado de celebração, familiares e crianças rezaram com devoção, entoando cânticos dedicados à Maria. As leituras foram todas feitas por crianças e, na apresentação das oferendas, corações foram oferecidos pelos pequeninos em sinal da renovação da Aliança de Amor com a querida Mãe.
Logo após o almoço, as famílias foram convidadas a montarem equipes, participando de uma gincana de integração. Diversas brincadeiras, disputas e jogos foram propostos entre as seis equipes. Pais, mães, crianças e diversos familiares e amigos disputaram corrida do saco, cabo-de-guerra, corrida da serpente, entre outras, encerrando com uma caça ao tesouro.
Durante a caçada ao tesouro foi possível rever temas relacionados à história do Movimento Apostólico de Schoenstatt e, nas diversas estações, reflexões sobre o Capital de Graças, a imagem e os ensinamentos do Fundador, Pe. José Kentenich, a data da fundação do Movimento, o exemplo e dedicação do Diác. João Luiz Pozzobon, até encontrar o grande tesouro escondido: a Mãe e Rainha com o menino Jesus.
“Aqui é Schoenstatt, pois Schoenstatt está onde quer que esteja o Santuário com a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”. Revendo estas palavras do Pe. Kentenich e vivendo a integração das famílias nessa data festiva, foi possível sentir profundamente a verdade aí contida.
Após os momentos de intensa brincadeira e alegria, foi partilhado um lanche e mais uma vez motivada a integração e o conhecimento entre casais e familiares dos diversos grupos que compõem a Obra das Famílias de Schoenstatt.
Segundo o casal dirigente da Liga de Famílias de Santa Maria, Diogo e Shaianne De Gregori, “o encontro superou todas as expectativas, desde a preparação, onde houve um grande envolvimento dos dirigentes, passando pela confirmação e entusiasmo de muitas famílias que confirmaram presença, mesmo que no dia anterior estivesse chovendo, culminando com o excelente dia vivenciado em famílias que ficará marcado na memória de todos”.
Com os corações plenos de alegria e sentimento de partilha e união, seguiram para casa com energia renovada pela sadia vivencia de fé e de família.
Fonte: tabormta.org