Um renovado amor no Ano da Misericórdia.
Arlete Rocio Cardoso Araujo – Encerrando as peregrinações de outubro ao Santuário Tabor da Esperança, em Brasília/DF, nesse domingo, dia 16, aproximadamente 3.000 mil romeiros peregrinam ao Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt. Com o coração agradecido, eles chegam para homenageá-la, renovando a Aliança de Amor, passando pela Porta Santa da Misericórdia e participando da bênção e pré-inauguração da nova Tenda dos Peregrinos.
Participaram coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Peregrina, representando o Vicariato Sul da Arquidiocese de Brasília, Arquidiocese de Goiânia/GO, Dioceses de Anápolis/GO, Luziânia/GO e Formosa/GO.
Às 10 horas os peregrinos são acolhidos, juntamente com a Mãe Peregrina Auxiliar, que parte do seu Santuário, rumo à Tenda do Centro Missionário, abençoando a todos. Em seguida o Pe. Adilson Costa, capelão do Santuário, passa algumas orientações práticas sobre as confissões e a indulgência plenária para aqueles que atravessam a Porta Santa. Ainda na parte da manhã acontece a Vigília Eucarística, Bênção do Santíssimo e bênção dos símbolos das casas das famílias, que é uma conquista da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Encerrando o período da manhã, todos acolhem com alegria e entusiasmo a imagem de São José, que foi entronizada na nova Tenda e será o padroeiro desta grande obra.
Após uma pausa para o almoço, todos retornam às atividades para um louvor mariano, que teve início com um Terço dirigido pela Diocese de Anápolis, momento em que a Peregrina Diocesana também é acolhida com cantos e aplausos. Logo depois ocorre a renovação da Aliança de Amor e queima dos pedidos e agradecimentos, que representam as contribuições ao Capital de Graças na Pira de Engling.
Iniciam os preparativos para a primeira Santa Missa na Tenda, ainda em obras, e a equipe de celebração parte da Porta Santa com a participação da Juventude Apostólica de Schoenstatt, que leva um grande quadro da Mãe e Rainha, ao som do Hino da Misericórdia, cantado pelo coral Infanto Juvenil-Totus Tuus. Na entrada da nova Tenda, o Bispo da Diocese de Formosa, Dom José Ronaldo Ribeiro, descerra a fita, num ato inaugural, do Centro Missionário.
A Santa Missa é presidida por Dom José Ronaldo e concelebrada pelo Pe. Adilson Costa. O Bispo, em sua homilia, diz: “Com grande alegria estamos hoje celebrando pela primeira vez dentro deste recinto, para melhor acolher o povo que vem a convite de Nossa Senhora, para rezar, para fazer seus atos de devoção, penitência, louvor e àqueles que vêm também para serem instruídos na fé, iluminados pela palavra de Deus”. Continua dizendo que: “O Santuário é um ponto de parada, um ponto de encontro e reabastecimento da fé. Nada melhor para nós que fazermos esta parada na casa da Mãe. Mãe e Rainha a quem temos profundo carinho e admiração. Nós nos alegramos hoje, por este dia que celebra esta fundação, esta devoção a nossa Mãe e Rainha. Ela que foi coroada no céu como nossa Mãe e Rainha”.
Para encerrar a celebração, crianças vestidas como anjos entregam a coroa ao Bispo, que, debaixo de uma chuva de pétalas de rosas e muitos aplausos, coroa nossa Mãe e Rainha. A bênção final se dá na Porta Santa da Misericórdia.
Muitos que visitam o Santuário pela primeira vez, afirmam que estão maravilhados e, como Pedro, dizem: “Aqui é bom estar!”