Um oratório que gera vida.
Ir. Maria Francisca Alves – Há mais de 60 anos, a comunidade da Paróquia São Roque, de Faxinal do Soturno/RS, erigiu um pequeno ‘Santuário’ para a Mãe Três Vezes Admirável, um dos 19 oratórios dedicados à MTA, construídos pelos padres palotinos entre os anos de 1948 e 1952, nas paróquias por eles atendidas – a maioria nos arredores de Santa Maria/RS. Em alguns deles, o próprio Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, esteve presente, fazendo palestras para os peregrinos.
Alguns desses oratórios foram destruídos, outros permaneceram como uma simples capela mariana, mas muitos deles conservam a genuína devoção à Mãe e Rainha de Schoenstatt, principalmente pela renovação mensal da Aliança de Amor. Um desses é o oratório da Mãe e Rainha em Faxinal do Soturno, chamado carinhosamente de ‘Santuário do Bosque’, porque é rodeado de muitas árvores, num parque de mata nativa, conservado pelo município.
Todos os anos, no terceiro domingo de outubro, acontece a festa do ‘Santuário do Bosque’, precedido de um tríduo solene e coroado com uma procissão do Santuário à igreja matriz, seguida da Missa solene com a renovação da coroação da Mãe Peregrina Paroquial e de um festivo almoço que movimenta a cidade e os povoados nos arredores.
Neste ano, numa das noites do tríduo, a comunidade paroquial de Faxinal do Soturno teve a alegria de receber um grupo de peregrinos de Cocal do Sul/SC, que visitava o Santuário Tabor.
No dia da festa, todos foram unânimes em afirmar que a Mãe foi muito generosa, porque ainda foi possível fazer a procissão do Santuário do Bosque até a Igreja Matriz, apesar das constantes e fortes chuvas que atingem o estado.
Centenas de pessoas participaram da procissão e da Santa Missa, presidida pelo padre Palotino Jerônimo José Brixner, vigário paroquial em Faxinal do Soturno.
Pe. Jeronimo acolheu os peregrinos ainda junto ao Oratório. Cantando a ladainha ‘Admirável, clamamos a ti’, o grupo saiu em procissão até o monumento de São Cristóvão, onde foram dadas diversas bênçãos: dos motoristas, das casas, das crianças…
Já na igreja, missionários da Mãe Peregrina de Schoenstatt, com suas imagens, fizeram alas no corredor para a procissão de entrada onde foram levadas a Imagem Peregrina Paroquial e outra imagem da MTA trazida por um grupo de peregrinos da localidade vizinha Nova Palma.
Após a homilia aconteceu o momento solene da renovação da coroação da Imagem Paroquial e das imagens peregrinas das famílias. Os missionários se aproximaram do altar e toda a assembleia rezou a oração de coroação. Foi colocada uma coroa de flores sobre a imagem da Mãe Peregrina da paróquia e os missionários, com grande alegria, se voltaram para o povo e mostraram a sua imagem coroada, colocando todas as imagens peregrinas das famílias aos pés do altar.
No final, a coordenação paroquial fez o agradecimento e o pároco, Pe. Roque José Groth, também agradeceu a todos, salientando e incentivando ainda mais a devoção a nossa Mãe e o trabalho evangelizador com a Mãe Peregrina.