Festa da Aliança no Santuário da Alegria Vitoriosa.
Fernando Castilho Valderrama – O Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, de Araraquara/SP, comemorou no dia 16 de outubro, junto às demais cidades da Diocese de São Carlos/SP, mais um ano da Aliança de Amor: 102 anos de muitas graças que nascem do Santuário Original e que desaguam nos Santuários Filiais. Todos os peregrinos e a Família de Schoenstatt foram convidados a beber dessa água.
Após a acolhida e apresentação das cidades, os peregrinos puderam espiritualmente e, no Santuário Filial, fisicamente peregrinar ao encontro da MTA. Todos saíram até o portão de entrada e, ao abrir o portão, peregrinaram até a estátua do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, daquele a quem herdamos sua missão, tornando-a a nossa Aliança com a Mãe de Deus.
Após esse momento tão memorável próximo ao Pai, todos foram ao encontro da grande medianeira e intercessora para que, por meio dela, ir ao encontro de Jesus e pudessem “(…) tirar as sandálias dos (…) pés, porque o lugar em que te encontras é (…) terra santa” (Ex. 3, 5). Adentrando ao Santuário, puderam contemplar e permanecer próximos a Jesus, admirando e vivenciando a presença de Jesus Eucarístico.
Após o almoço, alguns peregrinos selaram a Aliança de Amor, consagrando os corações à Mãe de Deus, e outros tiveram a oportunidade de convidá-la a se estabelecer em seus lares, instituindo um Santuário Lar. Ao mesmo tempo, os demais presentes rezavam o terço missionário, contemplando o cada mistério as dificuldades que o mundo enfrenta em cada continente.
Logo em seguida, todos que já selaram a Aliança de Amor renovaram seu compromisso nesse dia tão especial da fundação de Schoenstatt. É quando renovam o ardor pela missão e pelo chamado.
Ao final do encontro, Pe. Bento Braz Bellucci, com palavras acolhedoras e contemplativas, abençoou e enviou todos de volta aos seus lares com a Santa Missa. Também aproveitando esse dia de graças, cinco novos ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia foram apresentados à comunidade, realizando sua investidura, e os demais puderam renovar seu sim a serviço a Deus. Um dia especial que, em pleno ano Mariano no Brasil, pode-se contemplar a presença da Mãe de Deus tão próxima de cada um de nós.
Dia da Aliança
E as festividades não terminaram por aí. No dia da fundação do Movimento Apostólico, terça-feira, 18 de outubro, a Família de Schoenstatt pode se reunir espiritualmente aos filhos de Schoenstatt do mundo todo para celebrar solenemente a festa da Aliança de Amor. Com a presença da Paróquia Sant´Ana e de seu pároco, Pe. Antônio Ap. de Marcos Filho, no Santuário, todos refletiram na homilia sobre a razão da missão. Em suas palavras, ele diz que não podemos fazer parte da Santa Igreja somente na missa dominical; que temos de ser mais atuantes e procurar identificar nossa ala da missão por meio das pastorais e serviços missionários na Igreja.
A resposta de Schoenstatt a essa proposta da homilia está entre os diversos ramos e comunidades da Obra, que juntos são uma única Família unida pela mesma raiz: o Santuário, onde está a Mãe de Deus e Jesus.