Entenda o que são e qual sua importância.
Ir. M. Rosequiel Fávero – Dirigentes do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil estarão reunidos neste final de semana no ‘Congresso de Outubro’, realizado simultaneamente nos quatro regionais brasileiros: Sul, Paraná, Sudeste e Nordeste. Esse é um momento muito importante que une a Família e define as linhas de trabalho em comum para as regiões e para o país, sob o olhar e as bênção do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e da Mãe e Rainha.
Quando começou
Há mais de 70 anos, no primeiro dia 18 de outubro após deixar o Campo de Concentração nazista de Dachau, em 1946, o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, promoveu uma ‘Semana de Gratidão’, em Schoenstatt/Alemanha. Com essa jornada, ele dava início a uma tradição na Família de Schoenstatt: reunir suas lideranças, numa data próxima ao aniversário de fundação da Obra, para um período de formação. Com os anos, esse encontro foi se tornando uma marca do Movimento Apostólico na Alemanha e depois se espalhou para os outros países. A chamada ‘Semana de Outubro’, no Brasil, recebe o nome de ‘Congresso de Outubro’.
Segundo o próprio Fundador, os Congressos de Outubro são um momento privilegiado para avaliar os acontecimentos e a vida do Movimento no último ano, dão uma oportunidade de expressar nossa gratidão pela condução de Deus e da querida Mãe e Rainha na sua Família e é também uma jornada de formação de lideranças.
No Brasil
Sendo um país continente, o Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil se divide em quatro regionais: Nordeste, Sudeste, Paraná e Sul. Cada regional realiza seu próprio Congresso de Outubro, mas esse fato não significa que os regionais não se unam numa mesma corrente de vida. Alguns meses antes, a Central Nacional de Assessores do Movimento de Schoenstatt no Brasil, após consultar os dirigentes e assessores locais, sugere linhas e temas para os encontros, que depois serão aprofundados durante o ano corrente.
O resultado é uma unidade na espiritualidade de Schoenstatt e no pensar do Pe. José Kentenich, complementada pela diversidade da cultura, necessidades e vida de cada regional.
Vamos rezar?
Neste ano, os Congressos de Outubro nos quatro regionais brasileiros acontecem numa mesma data: 21 a 23 de outubro. Vamos rezar para que o Espírito Santo conduza os palestrantes, responsáveis pelas oficinas e todos os participantes?
Desse encontro entre os representantes dos ramos e comunidades da Obra depende muito da vida do Movimento de Schoenstatt nas dioceses e locais em geral.
Que nossa Mãe e Rainha esteja presente com os congressistas que se reunirão em Garanhuns/PE, Londrina/PR, Atibaia/SP e Santa Maria/RS, os acompanhe e abençoe!
Gostaria de saber por que não tem Regionais no Norte e Centro-Oeste? Pois como vimos, o Sul tem dois Regionais, o Sudeste um e o Nordeste um do qual faço parte com muito prazer, pois participei pela primeira vez, e quero aqui parabenizar o Bispo de Garanhuns pela brilhante palestra; não desmerecendo os demais.
João, os regionais geográficos que você descreveu um dia, se Deus quiser, serão sim regionais centrais do Movimento. Atualmente, por não termos Assessores suficientes, eles fazem parte do Regional Sudeste. Vamos nos empenhar para que haja mais vocações consagradas em nossa Obra, então, podemos nos expandir melhor também.