“Como Família aqui nos unimos”.
Ir. M. Rosequiel Fávero – O Congresso de Outubro do Regional Sul começou com o clima da costumeira alegria de irmãos e amigos que se reencontram numa festiva atmosfera familiar.
No auditório do Centro Mariano reuniram-se cerca de 200 delegados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de oito diferentes dioceses. Todos foram cordialmente acolhidos pela equipe de recepção e solenemente recebidos com os símbolos e bandeiras de ramos e comunidades da Família de Schoenstatt que foram trazidos ao palco.
Pe. Clodoaldo Kamimura, diretor do Regional Sul, agradeceu a todos pelo esforço em organizar e participar do congresso. Partilhou com os presentes a alegria dos Padres de Schoenstatt pelos três novos postulantes brasileiros que iniciam sua caminhada vocacional na comunidade: os jovens Gustavo Ceccon Guimarães, de Campinas/SP, Lucas Botassio, de São Paulo/SP, e Luiz Joaquim Silva, de Olinda/PE.
Esta primeira noite deu aos participantes uma visão do último ano desde o Congresso de Outubro de 2015, dando um acento especial ao Ano da Misericórdia e aos três congressos internacionais organizados pelo Movimento de Schoenstatt no Brasil: o Congresso Pedagógico, o da Obra das Famílias, em Londrina/PR; e o Congresso Latino Americano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, realizado em Santa Maria/RS.
Diogo e Shaiane de Gregori, de Santa Maria, contaram sobre a experiência do grupo do Rio Grande do Sul que participou do Congresso Internacional da Obra de Famílias de Schoenstatt, em Londrina. Ir. M. Cristiane Bataglin, diretora da Escola de Educação Infantil Jardim de Maria, testemunhou sobre o Congresso Internacional sobre a Pedagogia de Schoenstatt, realizado em agosto, também em Londrina. E Fátima Puhle e Marlene Mendes, coordenadoras da Campanha da Mãe Peregrina em Santa Maria, sobre o Congresso Latino Americano da Campanha, que reuniu mais de 200 pessoas de 14 nações.
A noite foi encerrada com momentos de oração e adoração eucarística. O Santíssimo Sacramento foi levado ao auditório do Centro Mariano e todos receberam, com alegria, a bênção com Jesus eucarístico. O grupo de cantos, formado por jovens da Juventude Apostólica de Schoenstatt, se esmerou com belos cantos e também as Irmãs de Maria colaboraram durante a adoração eucarística com músicas executadas no violão, piano, violino e flauta.
“Agora, é aproveitar a noite de sono e preparar-nos para o que Deus nos quer presentear no dia de amanhã”, aconselhou um dos coordenadores das atividades, Valmir Duarte, da Liga de Famílias de Porto Alegre/RS. Aguardamos o segundo dia do Congresso de Outubro!