Sim, Pai, vamos contigo para anunciar tua missão mariana ao mundo e à Igreja!
Ir. M. Rosequiel Fávero – Com esta frase e a mão na mão de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, os participantes do Congresso de Outubro 2016 em Santa Maria/RS renovaram seu compromisso missionário e foram enviados pela Mãe e Rainha de Schoenstatt, a partir do Santuário Tabor.
A última manhã do Congresso focou o desafio que o Ano Mariano, recém-iniciado no Brasil, coloca para nosso Movimento em tempos de ‘Schoenstatt em saída’. A Ir. Maria da Graça Sales Henriques, como última palestrante do Congresso, teve a tarefa de trazer esse tema para o centro das reflexões: “Se estivermos como ele (nosso Pai e Fundador) e nele atentos aos sinais dos tempos, se colocarmos ‘o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo’, reconhecemos que neste Ano Mariano de 2016/2017 a Mãe de Deus nos lança, também a partir de Aparecida, um desafio como ‘Schoenstatt em saída’: precisamente 300 anos após o resgate da sua imagem das águas do rio Paraíba e 70 anos após a primeira visita de nosso Pai ao Brasil, quando nos comunicou sua convicção de que ‘chegou a hora de Maria’ – ‘chegou a hora de Tabor da Mãe de Deus”, colocando claramente que no Servo de Deus e nosso irmão na Aliança, João Luiz Pozzobon, Deus nos presenteou um ‘ícone do Schoenstatt em saída’.
Como seguir com o Schoenstatt em Saída em 2017?
Para buscar aplicações práticas dos temas do Congresso dentro das comunidades, ramos e apostolados do Movimento Apostólico de Schoenstatt, grupos reuniram-se ocupando diversas salas e espaços da Casa do Movimento. Também questões específicas de planejamento para o próximo ano podiam ser abordadas com as lideranças de todas as dioceses ali presentes.
A Santa Missa de encerramento, que lotou completamente a Capela Tabor, foi presidida pelo diretor do Movimento de Schoenstatt no Regional Sul, Pe. Clodoaldo Kamimura. Na sua homilia, exortou os congressistas a não desanimarem na realização do Schoenstatt em Saída. As conclusões dos grupos, ofertadas junto ao pão e o vinho, representaram este esforço sempre renovado.
Nas mãos do Pai
Uma peregrinação ao Santuário Tabor com as bandeiras e símbolos dos ramos e comunidades foi o ‘fecho de ouro’ do Congresso, onde todos tiveram a oportunidade de, novamente, passarem pela Porta Santa do Santuário Tabor. Junto do altar estava a impressão em baixo relevo da mão do Pai e Fundador. Cada congressista foi convidado a, passando pela Porta Santa, renovar seu compromisso missionário na mão do Pe. Kentenich: ‘Sim, Pai, vamos contigo para anunciar tua missão mariana no mundo e na Igreja!’ Todos queriam aproveitar esse momento único, que infelizmente precisou ser breve, pois muitos ainda esperavam fora do Santuário.
Com esse gesto simples a Mãe, no Santuário, pela mão de nosso Pai e Fundador, enviou cada um de seus filhos em missão: ‘Contigo Pai, Família em Aliança: Santidade e Missão’.