Descobrindo a história e o carisma de Schoenstatt para enriquecer o Ano Mariano.
Ir. M. Eliane da Costa Cunha – Nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2016 aconteceu na cidade de Garanhuns/PE, o V Congresso de Outubro do regional Nordeste, com a participação de 200 congressistas, provenientes dos nove estados do Nordeste. Representantes da Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens Mãe Rainha, Liga de Famílias, Liga de Mães, Liga Apostólica Feminina, Juventude Feminina e Juventude Masculina fizeram novamente a experiência de ser uma única Família de Schoenstatt, reunida junto à Mãe, ao Pai e ao Santuário.
Na abertura, cada estado foi acolhido com um vídeo contendo imagens das cidades participantes, tendo como fundo o hino do seu estado e sendo acolhidas as respectivas bandeiras. Na sequência, o Pe. Pedro Cabello, diretor regional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, colocou os presentes em sintonia com os temas que seriam apresentados, preparando para a acolhida dos mesmos.
No sábado, logo no início da manhã, houve uma meditação apresentando a paternidade do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
O primeiro tema foi apresentado pelo Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa que, com muita propriedade, simplicidade e eloquência, falou sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, dando a todos os presentes uma bela visão desse documento e as consequências dele para suas vidas pessoais e a vida pastoral da Igreja. O segundo tema, “Nos anos ocultos surge um novo carisma”, foi proferido pelo Pe. Pedro, que mostrou na história de vida do Fundador – com seus sofrimentos e privações, de modo especial, familiares – a atuação de Deus que, de um começo nada auspicioso, fez surgir uma grande Obra.
Como o Congresso era realizado em um hotel da cidade de Garanhuns, à tarde todos se dirigiram ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, onde foram acolhidos pela Ir. M. Daniele Ramos, que conduziu a oração no Santuário. Os congressistas seguiram então para a Tenda dos Peregrinos onde, por meio de um vídeo, foi apresentado um resumo do Congresso Latino Americano da Campanha da Mãe Peregrina, que aconteceu em setembro, em Santa Maria/RS, no qual oito representantes do Nordeste participaram.
A Santa Missa na Tenda dos Peregrinos foi um momento muito significativo para todos. No intervalo, tendas com quitutes nordestinos aguardavam os participantes. Para animar esse momento, um grupo musical cantou paródias com melodias de músicas do Nordeste adaptadas à espiritualidade de Schoenstatt. Era uma grande alegria! E, aproveitando esse momento, cada cidade presente recebeu uma muda de plantas do Santuário, reecordando que o Congresso acontecia na “Cidade das flores”.
Na vivência apresentada pela Juventude Feminina de Schoenstatt e coroinhas da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Garanhuns, foi mostrado o paralelo: Aparecida – Fátima – Schoenstatt, no contexto dos 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador ao Brasil (que pisou justamente em solo nordestino pela primeira vez) e os 70 anos do ideal nacional do Brasil: Tabor. Finalizando esse momento, um senhor, caracterizado como o Diác. João Luiz Pozzobon, levava a Mãe Peregrina nos ombros, tendo atrás de si pessoas que traziam consigo as imagens peregrinas de diferentes modalidades da Campanha. Todos seguiram-nos, se dirigindo ao Santuário, onde cada um recebeu um quadrinho com os três pontos de contato e no verso o logo: “Schoenstatt em saída!” À noite, o Santo Terço foi conduzido pelo Terço dos Homens Mãe Rainha dos diversos locais presentes.
No domingo, Ir. Mirian Fuck proferiu a palestra: “Schoenstatt em saída! O desafio do Ano Mariano”, que foi muito apreciada por todos os participantes ao trazer elementos bem concretos para a vivência do Ano Mariano e a contribuição de Schoenstatt, nesse ano especial, por meio de seu carisma próprio. Os trabalhos em grupo realizados após, foram muito ricos, trazendo compromissos concretos no sentido do Ano Mariano, o empenho para tornar o Pai e Fundador mais conhecido por algumas iniciativas e no sentido de estratégias para ampliar os grupos da Liga Apostólicas de Schoenstatt.
Com a Santa Missa, todos foram enviados como “Schoenstatt em saída!” para, com o Pai, ser Família em Aliança, que busca viver a santidade e a missão.