Os alunos comprovam a atualidade do Doc. de Pré-Fundação.
Karen Bueno – Era 27 de outubro de 1912 – um domingo após a festa da Mater Puritatis – quando o Pe. José Kentenich, Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, se reunia pela primeira vez com os jovens seminaristas e futuros congregados da Aliança de Amor. Recentemente ele fora nomeado diretor espiritual desses jovens e justamente nesse dia acontece a primeira conferência, cujo conteúdo mais tarde seria considerado o “Documento de Pré-Fundação de Schoenstatt”.
No encontro, o Pai e Fundador resume o objetivo de seu acompanhamento espiritual na seguinte frase: “Sob a proteção de Maria, queremos aprender a educar-nos, para sermos personalidades firmes, livres e sacerdotais”. Ele afirma, mais tarde, que Schoenstatt é um Movimento de educação e de educadores e justamente nesse Documento de Pré-Fundação está o fundamento de suas palavras e propostas de ensino, que são aplicadas a qualquer pessoa, de qualquer idade.
104 anos depois…
Nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2016, 171 crianças chegam ao Santuário de Atibaia/SP para comprovar as palavras do Pe. José Kentenich, ditas há 104 anos. São os alunos da creche Raio de Sol, que trazem suas singelas contribuições ao Capital de Graças para este mês da Aliança.
“O método do Pe. Kentenich é bem atual e muito interessante – diz Leandro Paschoal, psicólogo da creche. Na perspectiva do desenvolvimento humano a gente aplica essa pedagogia, para que as crianças possam crescer em sua amplitude psicossocial. Eles estão numa fase importante do desenvolvimento e a creche oferece essa base para que eles possam se desenvolver”.
Pessoas de distintas idades, formações e realidades podem aplicar a pedagogia Kentenichiana, inaugurada no dia 27 de outubro de 1912, em sua formação. No caso das crianças, nas escolas que seguem esse método, a linguagem é adaptada. “As professoras pegam esse conteúdo, passam para as crianças e elas transformam em aspiração. Desde os pequenos – nós atendemos crianças de dois a quatro anos –, todos são bem receptivos à nossa pedagogia de Schoenstatt”, comenta a diretora da creche, Ir. M. Rosa de Melo.
A professora Elizabeth Vasconcelos dos Santos explica como se dá, na prática, essa formação com os pequenos: “Dá para utilizá-lo dentro da linguagem deles. Por exemplo, sobre a confiança nós fazemos as aspirações e falamos da conquista dos símbolos – a florzinha, o coração… Se a criança não chora, ou não briga com o colega, por exemplo, ela pode colocar um coração para a Mãezinha”.
Todos podem utilizar esse método
Além da Raio de Sol, muitas outras instituições de ensino utilizam a pedagogia Kentenichiana, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Além disso, a proposta do Pe. Kentenich indicada no Documento de Pré-Fundação é, primeiramente, individual e está ao alcance de todos. Ela se baseia na autoeducação, sob a condução de Maria.
Na prática, consiste em se autoconhecer e planejar estratégias para amenizar os defeitos e ressaltar as virtudes pessoais. Tudo isso se concretiza em pontos práticos, que podem ser colocados no Horário Espiritual: clique para saber mais.
O Documento de Pré- Fundação traz uma série de mensagens significativas e atuais, que valem ser aprofundas e vividas. Para conhecê-lo melhor: clique.