O dia da Aliança no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil.
Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Jacarezinho/PR celebra o dia da Aliança de Amor com um tríduo bem especial, repleto de atividades. De 15 a 17 de outubro todas as comunidades, os ramos e apostolados se juntam para vivenciar e renovar, em família, o dia da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, 18 de outubro.
No primeiro dia do tríduo, 15, um sábado, foi aberto oficialmente o Ano Mariano no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil. A imagem de Nossa Senhora Aparecida é então acolhida, com uma carreata, e ficará ali durante todo o ano jubilar. A Santa Missa, presidida pelo sacerdote palotino Pe. Anderson Rodrigues Henriques, reuniu toda a Família para a celebração e, em seguida, celebraram a noite com um jantar beneficente.
Festa da Aliança
Domingo, 16, foi o dia de celebrar a Aliança com muitas pessoas vindas da região. Na parte da manhã, a comunidade da paróquia São José, de Jacarezinho, peregrinou a pé até o Santuário, num percurso de dois quilômetros. Durante o trajeto tiveram três paradas, com uma reflexão e encenação sobre as graças do Santuário em cada uma delas.
Às 11 horas todos se reuniram ao redor do Santuário para renovar a Aliança de Amor, mais uma vez se consagrando à Mãe de Deus. O Pe. Antônio Carlos Pinheiro, pároco da catedral de Jacarezinho, presidiu esse momento. Durante o rito, as medalhas da consagração foram novamente abençoadas e as simbólicas contribuições ao Capital de Graças foram queimadas, elevando ao céu os presentes de amor para a MTA.
Destaca-se, nesse domingo, o grande número de confissões e a busca pela indulgência plenária na Porta Santa do Santuário. Às 15 horas, o Pe. Helinton Ribeiro, missionário da misericórdia na Diocese, conduziu o Momento da Misericórdia, com a exposição do santíssimo e uma meditação. Ele falou sobre a essência do Ano Santo e seus atos centrais: a confissão, a peregrinação e as obras de misericórdia. “Sem isso não dá para vivenciar o Ano Santo”, diz o sacerdote, e encerra com a bênção.
A Santa Missa, em seguida, foi também presidida por Pe. Helinton, que falou, na homilia, sobre a misericórdia infinita de Deus e do Santuário como lugar especial de graças.
Chegou a hora do teu amor!
Na véspera do dia 18 houve a Santa Missa, à noite, presidida pelo Pe. Silvio Pawak. Após essa celebração, até a meia-noite, a Juventude Masculina de Schoenstatt fez uma vigília em preparação ao dia da Aliança, com 40 jovens reunidos no Santuário.
O dia tão esperado, que neste ano cai numa terça-feira, chega e reúne todos à noite para a celebração presidida pelo Bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente. A Santa Missa recorda os oito anos do Santuário de Jacarezinho e sua inserção na Rota do Rosário.
Para essa celebração, os jovens reservistas do Tiro de Guerra conduzem o andor com a imagem da Mãe e Rainha até o altar. Participam da celebração 17 seminaristas maiores, que confiam à Maria a condução de suas vocações. Na homilia, Dom Antônio recorda a importância da Rota do Rosário para a região – um roteiro de peregrinação religiosa, no qual o Santuário de Schoenstatt está inserido – e indica o Santuário como lugar de graças.
Após a Missa, cinco seminaristas, que atualmente estudam Teologia, selaram sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus. E assim se encerra a festa da Aliança, em Família, para um novo tempo que começa.