Movimento Apostólico de Schoenstatt ainda festeja seus 40 anos na Diocese de Frederico Westphalen/RS.
Ir. M. Elisa Görk – Neste ano, por celebrar 40 anos de presença na Diocese de Frederico Westphalen/RS, a Família de Schoenstatt decidiu preparar a festa de aniversário do seu Santuário Tabor Porta do Céu com um tríduo, que teve início no dia 12 de outubro, com uma Santa Missa na Catedral Diocesana. O segundo e o terceiro dia do tríduo realizaram-se na Tenda Pe. José Kentenich, junto ao Santuário Tabor Porta do Céu.
O ponto alto do tríduo foi a última noite, quando os schoenstattianos, depois de confissões e da Santa Missa no Santuário, foram em peregrinação até a Catedral, para adentrar a Porta Santa da Misericórdia. O presidente da celebração foi o assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese, Pe. Tiago Wollmann.
O Pe. Tiago conduziu o momento voltado à indulgência plenária, por meio de uma oração espontânea e a aspersão das pessoas com água benta. O grupo de cantos do Movimento cantou o Hino do Ano da Misericórdia, enquanto todos passavam pela Porta Santa. A seguir, todos se dirigiram em silêncio até os fundos da Catedral, onde se realizou o descerramento de uma placa comemorativa, alusiva aos 40 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt na Diocese, como um gesto de gratidão pelas graças recebidas e como renovação do compromisso de amor à Igreja, a exemplo do Pai e Fundador.
No domingo, 16 de outubro, realizou-se a 13ª Romaria ao Santuário Tabor Porta do Céu. Neste ano, em vez das já tradicionais ‘rainhas’ (meninas que promovem a festa e angariam donativos para o Santuário), houve a participação das pequenas Marias, que deram o tom do ano mariano que há poucos dias teve seu início.
A romaria partiu da Capela Nossa Senhora Aparecida percorrendo o trajeto habitual até a Tenda dos Peregrinos, onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Keller.
No final da celebração todos seguiram em procissão ao Santuário, diante do qual a Mãe Peregrina Auxiliar foi novamente enviada em missão para percorrer as paróquias da diocese, iniciando por Ametista do Sul/RS.
À tarde, após o almoço festivo, houve formação para os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que tinham organizado peregrinações para esse dia. A formação neste ano se deu por meio de um teatro que contextualizou as celebrações marianas do ano de 2017.
No final do encontro, missionários e coordenadores se dirigiram novamente ao Santuário, onde um grupo de missionários selou a Aliança de Amor, uma missionária coroou a sua imagem Peregrina, duas foram enviadas pela primeira vez e todos juntos renovaram seu compromisso.
Com a Romaria ao Santuário, a celebração dos 40 anos do Movimento na Diocese foi marcada pela presença da Família de Schoenstatt e dos peregrinos que mais uma vez demonstraram seu grande amor à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Fonte: tabormta.org