A Mãe Peregrina parte ao encontro dos filhos e eles, gratos por seu amor maternal, peregrinam ao encontro dela.
Ir. M. Franciane Castelani/Karen Bueno – Desde maio deste ano, 2016, uma imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt acompanha o trabalho missionário da Fraternidade O Caminho, em São Paulo/SP. Com esse apostolado, as graças do Santuário chegam às regiões carentes da cidade, como a cracolândia e outras ruas tomadas pelo tráfico de drogas e prostituição. Por meio dos consagrados da Fraternidade, a Mãe e Rainha chega às periferias, abençoando e levando Jesus às pessoas que moram na rua, sem lar e sem família. Como forma de gratidão, dessa vez são eles, os moradores de rua, que visitam a MTA em seu Santuário.
No mês da Aliança de Amor, no dia 14 de outubro, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, da Vila Mariana, em São Paulo, recebeu a peregrinação de homens e mulheres que foram acolhidos das ruas e atualmente vivem em albergues ou na casa religiosa da Fraternidade O Caminho. Enquanto essas pessoas recebem auxílio na chamada Casa de Oração, no centro de São Paulo, a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt peregrina de mão em mão entre eles.
O Frei Tarcísio da Santíssima Virgem Maria, missionário da imagem da Mãe Peregrina, acompanha o grupo nessa peregrinação.
A experiência de Tabor
No dia especial de romaria, eles foram acolhidos na entrada do Santuário, chegando em peregrinação, com sino soando ao fundo. Ir. M. Lia Takahashi, da Pastoral do Santuário, os recebe e explica um pouco sobre a história do Movimento Apostólico de Schoenstatt, falando também das graças que a Mãe presenteia no Santuário.
Cada um teve a oportunidade de contar sua experiência, dizer aquilo que a imagem da MTA lhe presenteara com sua visita. A oração no Santuário recordava que a Mãe de Deus é mãe de todos e que está sempre pronta a recebê-los. Mesmo que estejam sozinhos e não experimentem o abrigo de uma família, a Mãe e Rainha tem um coração pulsante que os acolhe, os abriga e nunca os abandona – Deus e a Mãe de Deus os amam como Pai e como Mãe, recorda a oração.
Conhecendo um pouco mais a espiritualidade de Schoenstatt, eles ainda aprenderam sobre o Capital de Graças e acompanharam a queima das simbólicas contribuições na Pira, colocando ali também suas dores e alegrias. Um momento especial foi quando retiraram uma mensagem pessoal, colocada na estátua do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, com uma frase para cada um: “Essa mensagem é especial para mim”, dizia um deles.
No final dessa visita ouvia-se deles a expressão: “Aqui nos sentimos acolhidos e valorizados!”
Ela tem pressa de ir ao encontro
Além do apoio religioso e de aconselhamento, os consagrados da Fraternidade O Caminho oferecem aos moradores de rua alimentação, roupa, cobertores, higienização, corte de cabelo, etc.
Esse grupo que visitou o Santuário já está abrigado em algumas casas e alguns se preparam para receber os sacramentos: uns o Batismo, outros a Eucaristia e outros o Crisma. Todos eles recebem regularmente a imagem da Mãe e Rainha, que quer visitar os seus filhos e levar-lhes o vinho que está faltando, resgatando-lhes o respeito e a dignidade humana. Ela é a Mãe da divina Misericórdia! Com olhar bondoso e maternal parte para socorrer seus filhos mais sofridos e marginalizados pelas injustiças dos homens.