Em Garanhuns/PE a celebração dos jovens é na casa da Mãe e Rainha.
Ir. M. Eliane da Costa Cunha – O Santuário Tabor da Santidade de todos os dias, em Garanhuns/PE, foi o lugar escolhido para acolher o DNJ – Dia Nacional da Juventude – na Diocese de Garanhuns no dia 30 de outubro. Também foi o momento da juventude da Diocese fazer sua peregrinação à Porta Santa da Misericórdia.
O ambiente foi preparado com tendas para stands vocacionais e uma tenda maior com um tablado para as atividades da manhã. A Juventude Feminina de Schoenstatt também se fez presente ajudando, acolhendo e contribuindo na barraca vocacional dar Irmãs de Maria de Schoenstatt.
No início da manhã, os jovens das diversas paróquias da Diocese se concentraram na nova paróquia Sagrada Família e chegaram em peregrinação até o Santuário. Na tenda, montada especialmente para as atividades do DNJ, o ministério de música da Comunidade Shalom animou os participantes. O grupo de jovens da paróquia Sagrada Família apresentou uma encenação, mostrando que Maria é aquela que vence o demônio e, com seu Filho Jesus, dá sentido à nossa vida. Em seguida, Ir. M. Eliane Cunha deu as boas-vindas em nome do Santuário e explicou o sentido da indulgência plenária. Desde cedo, o bispo diocesano, Dom Paulo Jackson, atendeu as confissões, junto com o Pe. Fábio Soares, assessor do Setor Juventude.
Na programação da manhã, o seminarista e estudante de Teologia Rodrigo Vinícius de Lima deu uma palestra trazendo presente o Ano Santo da Misericórdia e Maria, como a Mãe de misericórdia.
Após o intervalo, os jovens carregaram a cruz – uma réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude – até a Tenda dos Peregrinos e continuaram a programação com uma apresentação sobre as parábolas da misericórdia, conduzida pelo grupo de jovens da paróquia de Águas Belas/PE.
A Santa Missa, presidida por Dom Paulo, foi o ápice do DNJ. No início, ele falou sobre o “estar no Tabor da santidade”, referindo-se ao ideal do Santuário e à passagem bíblica do Tabor. Depois fez uma profunda explicação sobre o Evangelho do dia – da conversão de Zaqueu, trazendo presente o verbo ‘ver’. “Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus, mas foi visto por ele primeiro”. Indicou o Evangelho de Lucas como aquele que traz com frequência a palavra “hoje”, referindo-se às várias passagens em que essa palavra aparece e enfatizando a palavra do Evangelho: “HOJE a salvação entrou nesta casa”. Relacionou com a vida dos jovens, mostrando que, como Zaqueu encontrou o caminho para Cristo, mesmo que ‘rotulado’ como o ‘cobrador de impostos’, que cada um poderia sair dos rótulos e encontrar o caminho para Cristo.
A Família de Schoenstatt é grata por esse dia de graças junto ao Santuário e por, mais uma vez, ele se tornar o lar de tantas pessoas – especialmente dos jovens da Diocese.
Fonte: tabormta.org