Romaria diocesana marca o fechamento da Porta Santa e a coroação da Mãe Peregrina.
Ir. M. Eliane Cunha – O dia iniciou ‘cinza’ junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE, com nuvens e uma chuvinha miúda. Mas, mesmo assim, desde as 4h30min, peregrinos das paróquias do Vicariato Centro e participantes do Congresso Missionário Diocesano, caminhavam pelas ruas da cidade, rezando e cantando até o Santuário.
Enquanto isso, caravanas de outras partes da Diocese chegavam ao Santuário para ainda passar pela Porta Santa, antes da celebração onde aconteceria o seu fechamento. A acolhida aos peregrinos iniciou pelas 7h30min com o grupo de cantos e o ensaio do Hino do Centenário da Diocese e do Hino de coroação da Mãe Peregrina Auxiliar.
Às 8h30min iniciou a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e concelebrada por vários sacerdotes da Diocese. Na homilia, entre outros, Dom Paulo acentua que “a misericórdia é a identidade de Deus”. Sobre a vivência desse dia, ele comenta: “Fecharemos a Porta, mas ela ficará sempre aberta porque a Porta é Cristo”. Dizendo que “a atitude fundamental de Maria é o esvaziamento”, Dom Paulo recorda que “inicia um novo tempo: o Ano Mariano nada mais é do que a continuidade da experiência do amor e da misericórdia de Deus”.
Quando, durante a homilia, o sol enfim aparece com grande esplendor, o Bispo Diocesano compara: “Agora que apareceu o ‘olhão de Deus’, significa que é a hora de terminar. Pois o mais importante é ele: o verdadeiro Sol de nossa vida”. E aclamou com vivas e o povo todo aplaudiu. Logo após ocorreu a renovação da coroação da Mãe Peregrina Auxiliar com a inclusão de mais uma pedrinha em sua coroa, simbolizando as contribuições ao Capital de Graças dos missionários e famílias nos preparativos para o centenário da Diocese, celebrado em 2018. O Sr. Bispo rezou a oração do ritual de bênçãos e coroou novamente a Peregrina Auxiliar ao som do Hino de coroação, que diz: “Mãe e Rainha Peregrina recebe a coroa de nosso amor e nossa gratidão! Mãe e Rainha das famílias recebe a coroa de nosso amor e nossa gratidão!”
Após a comunhão, o Pe. Marcos André Gomes, coordenador diocesano de Pastoral, fez os agradecimentos e, em seguida, Dom Paulo e os concelebrantes se dirigiram à Porta do Santuário, onde ele fez uma breve oração e, enquanto fechava a porta, foi cantado o Magnificat. Revela-se um momento de emoção para muitas pessoas! Dom Paulo então deu a bênção a todos os presentes e, assim, encerrou o Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Garanhuns.
A Família de Schoenstatt se alegra que muitos corações sejam atraídos ao Santuário neste Ano Santo e que, mesmo após o fechamento da Porta Santa, muitas pessoas ainda entrem no Santuário e façam suas orações.