A Mãe de Deus inspira os jovens.
Karen Bueno – “Eis aqui a serva do Senhor; faça- se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38) será o tema da 34ª Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em 2019 no Panamá.
Segundo o comunicado do Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a Vida, divulgado nesta terça-feira, 22 de novembro, a Mãe de Deus será o tema para os próximos eventos da juventude católica em todo o mundo.
As Jornadas Mundiais da Juventude de 2017 e 2018, geralmente celebradas em nível diocesano, terão como tema:
2017: “Grandes coisas fez por mim, o Todo-Poderoso” (Lc 1, 49)
2018: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1, 30)
“Estes são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para o período da Jornada Mundial da Juventude dos próximos três anos, que culminará com a celebração internacional do evento, que será realizada no Panamá em 2019”, esclarece o comunicado.
Bem aventuranças
O Pontifício Conselho afirma que esses temas seguem o caminho espiritual indicado pelo Santo Padre com foco nas bem-aventuranças, como ocorreu nas três últimas edições das Jornadas Mundiais da Juventude (2014-16). “Como sabemos, Maria é aquela que todas as gerações chamarão bem-aventurada (cfr. Lc 1, 49). No discurso preparado para a reunião com os voluntários da JMJ em Cracóvia, o Papa Francisco, ilustrando as atitudes da Mãe de Jesus, descreveu-a como um modelo a imitar. Deste modo, falando espontaneamente naquela ocasião, o Santo Padre convidou os jovens a se lembrarem do passado, a ter coragem para o presente e ser a esperança para o futuro”.
Juventude, fé e discernimento vocacional
Recordando que a juventude será o tema do próximo Sínodo Ordinário dos Bispos, o caminho proposto aos jovens também mostra a harmonia com a reflexão que o Papa Francisco confiou a esse Sínodo: a juventude, fé e discernimento vocacional.
“Os três temas anunciados desejam, portanto, dar às próximas Jornadas Mundiais da Juventude, uma forte conotação mariana, recordando ao mesmo tempo a imagem de um jovem em uma viagem entre o passado (2017), o presente (2018) e futuro (2019), animando as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade”.
Com informações do Comunicado do Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a Vida