Com o pedido: Mãe e Rainha, preside o Brasil
Adilson Carlos Pedro – O Ano Santo se encerra em Três Pontas/MG com a inauguração de uma nova Ermida da Mãe e Rainha de Schoenstatt no último domingo, dia 20 de novembro de 2016. A ‘Ermida da Misericórdia’ – como é chamada – vem gravada com um pedido muito especial: “Mãe e Rainha, preside o Brasil”.
No dia em que a Igreja celebra a festa de Cristo Rei e o Papa Francisco encerra as atividades do Ano Santo, fechando a Porta da Misericórdia na Basílica de São Pedro, simbolicamente uma nova Porta Santa se abre em Três Pontas, com a presença da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que quer conduzir todos a Jesus, a única e autêntica Porta Santa.
A Ermida da Misericórdia foi erguida no povoado de Quilombo Nossa Senhora do Rosário, para que muitas das famílias que ali se achegarem possam elevar a Jesus, Rei do Universo, as suas orações, intenções e pedidos, a fim de alcançar alguma graça especial.
Essa Ermida foi consagrada pedindo pelo Brasil, para que possa haver melhor qualidade de vida para o povo brasileiro em todos os aspectos: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”.
Também nesse dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, tido como uma data para se refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Os quilombos – como foi o caso desse povoado – constituíram-se em locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes. Os escravos fugiam das fazendas entre os séculos XVI e XIX e se abrigavam nesses locais de agrupamento. O Quilombo Nossa Senhora do Rosário, que um dia serviu de refúgio para os escravos, hoje recebe a Mãe Três Vezes Admirável, que estabeleceu seu trono de graças como Mãe da Misericórdia, contribuindo para resgatar o valor e a dignidade dos negros que representam quase a metade da população no país.
A missionária Margareth Aparecida Cabral, responsável pelas atividades em torno desta Ermida, espera que por meio da oração e das contribuições ao Capital de Graças, possa manter esse local ligado à origem e aos Santuários Filiais de Schoenstatt do mundo inteiro, tornando esse monumento religioso em um lugar sagrado de peregrinações.
Houve uma celebração às 9 horas no Distrito do Quilombo, que foi conduzida pelo Seminarista Clayton Fernandes, representando a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda. Em sua pregação, falou que é preciso deixar Jesus reinar em nossa vida e comentou que Deus chama os fracos e pequenos para uma grande missão, assim como chamou o Rei Davi. Fazendo refletir que o verdadeiro Rei não é aquele que usa do poder para oprimir o povo, mas, pelo contrário, ele deve seguir os exemplos de Jesus Misericordioso e Rei de Universo, que deu a vida pelos seus amigos e por nós pessoalmente.
Deus confiou uma missão a Três Pontas e, enfim, o sonho se torna realidade com a inauguração e benção dessa Ermida, que para esse marco importante para a cidade, houve o deslocamento e também a participação dos membros da Campanha da Mãe Peregrina da cidade de Três Pontas.
Ao final, um leilão de prendas finaliza e reforça os laços de amizade e união da família de Schoenstatt presente nessa comunidade.