Um nome que carrega a mensagem da Aliança de Amor.
Karen Bueno / Ir. M. Nilza P. da Silva – O Instituto Hortense, criado pelo cantor Leonardo Chaves (Victor e Leo) junto com Gilmar Goldard leva esse nome em homenagem a Ir. M. Hortense Müller, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Durante a coletiva de imprensa para o lançamento oficial do Instituto, no começo de outubro, Leo contou de onde veio a inspiração para o nome da instituição. Ele recordou que, ao se mudarem para São Paulo/SP, no começo da carreira, a dupla passou por períodos de dificuldade financeira e sem oportunidades para fazer shows: “Estávamos cansados, ficando deprimidos. E um cara falou que eu precisava conhecer o Santuário, em Atibaia. Diante das dificuldades, fui lá. Estava com muita dívida, cantava só para mesas e cadeiras, tinha problemas de relacionamento…”.
No Santuário eles encontraram a acolhida da Ir. M. Hortense, que os incentivou a consagrar seu trabalho aos cuidados da Mãe e Rainha. “Falei para a Irmã que não queria sucesso, fama. Eu queria trabalhar. Depois que voltei de lá, o negócio começou a melhorar. Em dois meses, estávamos com a agenda cheia. Tudo mudou”.
Além do Instituo, também a primeira fazenda do cantor, em Uberlândia/MG, se chama ‘Hortense’. Em sua homenagem fica expressa a grande vinculação com a Irmã de Maria, que sempre o conduziu ao Santuário, à Mãe de Deus e a Jesus. “Ela já se foi, mas a obra dela vai continuar. Lembrei dela quando fui abrir o Instituto e essa é a minha homenagem”.
O Instituto Hortense
A proposta social dessa instituição é desenvolver o método de Educação Socioemocional em ambientes escolares. O fundamento principal é a inteligência multifocal, na busca por uma melhor aprendizagem entre os alunos.
Sua meta inicial é atuar em escolas periféricas de baixo índice de aprendizado e em situação de vulnerabilidade, segundo indica o site do Instituto. Também buscam atuar em institutos, fundações e orfanatos que têm como objetivo o acolhimento de crianças menos favorecidas. A princípio, os trabalhos se concentram em duas instituições, uma em Uberlândia/MG e outra em São Paulo/SP.
Portal: institutohortense.com.br
Facebook: facebook.com/instituto.hortense
Quem foi Ir. M. Hortense
Ir. M. Hortense Müller nasceu na Alemanha, em 18 de outubro de 1924, e em 1950 consagrou-se inteiramente a serviço da Igreja, pelo Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. No ano seguinte, é enviada como missionária para o Brasil e ao chegar é acolhida pelo Pe. José Kentenich, que visitava o país. Ela faleceu no dia 11 de junho de 2012, em Atibaia.
Ir. M. Hortense atuou em várias atividades internas da Província das irmãs e como assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt, até que, na década de 1970, apresentou-se uma grave enfermidade que gradativamente limitou todos os seus movimentos. Fiel a Aliança de Amor, ela nunca retirou o seu sim a Deus e o ardor missionário permaneceu sempre aceso em seu coração. Em sua cadeira de rodas, tornou-se uma conselheira para inúmeras pessoas, dentre elas os cantores Victor e Leo e seus familiares.
Com informações de ego.globo.com
A MÃE CUIDA.
Irmã Hortense.
Que a MÃE RAINHA E VENCEDORA TRES VEZES ADMIRAVEL DE SCHOENSTATT
continue cuidando do Instituto
Hortense.
28/01/2020.
Carlos Alberto Laureano