Termina o Ano da Misericórdia no Santuário da esmagadora da Serpente.
Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa – No dia 20 de novembro, na Missa Jovem, às 19 horas, foi fechada solenemente a Porta Santa do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR. A Missa foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny e concelebrada por Pe. Ivan Simicic e Pe. Ottomar Schneider, todos do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.
A Família de Schoenstatt de Londrina esteve presente, cerca de umas 500 pessoas, para acompanhar esse momento de gratidão pelas tantas graças recebidas ao longo do Ano Santo. Como expressou Pe. Afonso, os milagres ocorreram muitas vezes ocultamente nos corações de muitos romeiros, que diariamente peregrinam a esse trono de graças da Mãe. O grupo de canto da Juventude Apostólica de Schoenstatt deu um tom solene à celebração com violino e vozes angelicais.
O pedido de perdão foi preparado de maneira que os participantes se confrontassem com o seu próprio exame particular e com sua vida de Aliança, colocando diante do Senhor suas misérias, para que se forme um homem novo.
As palavras lidas pelo presidente da celebração indicavam: “O Ano Santo da Misericórdia termina hoje na solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Porém, ao fechar a Porta Santa vamos nos preencher de sentimentos de gratidão à Santíssima Trindade por nos ter dado esse tempo extraordinário de graça. Ao fecharmos a Porta Santa vamos fechar as portas da falta de compromisso com nossa autoeducação e quando não correspondemos com nossa Aliança de Amor… Ao fecharmos a Porta Santa, vamos fechar as portas de nossas faltas de domínio em nossas paixões desordenadas… Porta Santa, Porta da Misericórdia, por teus umbrais ingressamos na casa do Senhor para dele receber a Misericórdia. Por teus umbrais, saímos em missão para praticar a Misericórdia”.
No momento de fechar a Porta do Santuário, Pe. Afonso convidou todas as lideranças das comunidades e ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt para fazerem parte desse gesto, no qual a porta da misericórdia permanecerá sempre aberta em seus corações.