Este é o ano que o Senhor fez para nós!
Sônia Maria e Paulo Roberto de Souza / Karen Bueno – O Movimento Apostólico de Schoenstatt da Arquidiocese de Montes Claros/MG realizou em 19 de novembro de 2016 o encontro de encerramento das atividades do ano. No dia que antecede a solenidade de Cristo Rei do Universo e o encerramento do Ano Santo da Misericórdia, mais de 300 pessoas se concentraram no auditório da Escola Técnica de Montes Claros para finalizar esse período de graças em Família.
A celebração é um momento de gratidão a Deus por tudo o que foi realizado na Arquidiocese por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Liga de Famílias e da Liga das Mães de Schoenstatt. Também ação de graças à Providência Divina que fez com que todos estendessem suas mãos e pedissem pela misericórdia de Deus, para viver com mais fecundidade o “Nada sem Vós, nada sem nós”.
No começo do encontro, Ir. Mariane Galina, assessora do Movimento na Arquidiocese, convidou todos a vivenciarem a presença de Maria, olhando-a como a Mãe de Deus e também nossa, contemplando-a como a Mãe da Misericórdia e Rainha do Universo, bem como para as suas virtudes, fazendo as súplicas e pedidos ao céu, a Deus, à Mãe. Num gesto simples de elevar as rosas que cada um trouxe ao mais alto possível, fazendo um jardim para receber a Imagem Diocesana da Mãe e Rainha de forma carinhosa, a Família Schoenstattiana demonstrou seu amor e gratidão pelos trabalhos realizados e toda a caminhada do Ano Santo da Misericórdia. Concluindo esse primeiro momento, todos foram convidados a participar da festa como na “Ceia da Partilha”, numa confraternização em Família.
Todo o encontro foi animado pela cantora e compositora Maria Edna Gonçalves, da União das Mães de Schoenstatt, de Bragança Paulista/SP, que incluiu um repertório repleto de músicas schoenstattianas, levando toda a atmosfera do Santuário para o evento.
Os desígnios de Deus mostraram, num outro momento do encontro, a presença do Pai misericordioso, ao dedicarem “uma hora para o Senhor”. Novamente fez-se um jardim de rosas para acolher Jesus Cristo eucarístico, o Rei do Universo. Dessa forma, seguiu-se um momento de adoração, de louvor, ação de graças e agradecimentos por tantos e tão grandes benefícios, acontecimentos, pedidos, dificuldades, alegrias, conquistas, vitórias, cruzes, intenções e entregas de toda a Família de Schoenstatt. Concluindo essa hora, o Pe. Ari Piedade, assistente eclesiástico da Campanha, faz um pedido especial pela realidade política e social na qual o Brasil se encontra, pedindo ao Senhor pela sua misericórdia e finalizando com a benção do Santíssimo.
O encontro se encerra com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Ari, afirmando que diante de tantas maravilhas acontecidas nesse dia, a Santa Missa vem como ápice, com a Eucaristia, que coroa tudo o que foi realizado por Jesus Cristo. Ele convida a “ver o rosto de Deus que quis olhar a nossa realidade”, estar frente a frente com cada um, para que se possa experimentar a presença de Deus com mais ardor, principalmente naqueles momentos em que a cruz se torna mais pesada.
Segurando na Cruz, Pe. Ari diz: “Cristo, por amor a nós, nos diz que carrega a cruz com cada um e ainda, quando estamos caídos, está próximo para nos levantar e nos dá a força pra ficarmos de pé. Isso porque Cristo é o Pai da vitória, é o Pai da misericórdia, tudo que faz é pela força do amor. Um amor que não se compara. Amor que se pode contemplar – fala apontando a cruz – e olhar para ela, se renovar e voltar para Jesus agradecendo por sua entrega máxima, bebendo a fonte que jorra misericórdia sem parar”.
O encontro com toda a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Montes Claros se encerra com gratidão, emoção e entrega do novo ano que está por vir. Também é repleto de agradecimentos ao Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, que ensina: “Não há nada mais belo do que poder ver o mundo na luz da fé!”