No Jaraguá, a Liga é uma família de famílias.
Sueli Vilarinho – O encerramento das atividades da Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, em São Paulo/SP, foi marcado pela vinculação dos 11 grupos no Santuário Sião da Unidade dos Corações no Pai, no dia 27 de novembro. Estiveram presentes 69 casais e os assessores do ramo, Pe. Vandemir Meister e a Sra. Raquel Padilla. As atividades iniciaram cedo, com a Santa Missa às 7 horas, presidida pelo Pe. Vandemir, que é também reitor desse Santuário.
Ao aproximarem-se do altar com as ofertas dos trabalhos e conquistas deste ano de 2016, notava-se como ele foi produtivo e fecundo. A Liga teve momentos especiais, como a coroação da Imagem da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt do Santuário Lar do grupo ‘Sementes de Maria Perseverantes na Fé’. Outro momento, esperado por meses, foi o anúncio do Grupo 2013, que revelou seu nome como ideal de grupo: Família Missionária da Mãe.
Na homilia, Pe. Vandemir Meister convida-os a entrar no Advento atentos na vigília da espera do Senhor. Sugere que os símbolos de advento estejam presentes nos espaços de oração, seja no Santuário Lar ou onde se reunirem para rezar. “Principalmente as crianças notam algo diferente quando rezamos para nos preparar para o Natal, que cada um acolha as graças deste tempo litúrgico tão rico de vida”, fala o Padre.
Após a Missa, houve um momento de partilha e confraternização em baixo das árvores do Santuário e ao som dos pássaros.
Amigos em grupos que se vinculam
Após o café, os 11 grupos da Liga de Famílias trocaram presentes como ‘Amigo Grupo’. A criatividade reina entre os presentes entregues e também no desafio de descobrir qual grupo tirou o outro. Para isso, músicas, orações e desejos concretos de representar o ideal de cada grupo se tornam motivadores aos casais. Os ‘Semeadores do Jardim de Maria’, por exemplo, presentearam com flores e brotos, que foram plantas a cada oração que rezaram pelos amigos.
Uma rápida apresentação de cada grupo e a retrospectiva em fotos trouxe momentos de espiritualidade e alegria, ao se conhecerem melhor, visto que há grupos com 23 anos de Aliança de Amor e grupos recém-formados, há um ano, que se preparam para selar a Aliança.
Retrospectiva da Liga e seus frutos
O encerramento da Liga de Famílias, em forma de retrospectiva, mostra-lhes o quanto trabalharam no Santuário do Jaraguá, mas também como foram participativos em outras atividades, como o retiro no Santuário de Atibaia, as Missões Familiares, formação de Membros, Congresso Internacional da Obra das Famílias, entre outros. Realmente os frutos foram agora colhidos e expressados de forma autêntica na vida da Liga de Famílias.
O casal Flávio e Regina Santos apresentou e convidou para as Missões Familiares do regional Sudeste de 2017. Já Lucia Rocha e Nilton Rodrigues, dirigentes do ramo, motivaram, com a força do Espírito Santo, e os enviaram ao descanso, para que no próximo ano sejam capazes de criar mais vínculos e que a família da Liga continue nesse espírito de agradecimento, trabalho e união, terra fecunda para a Mãe atuar pelos vínculos e as bênçãos do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.