Os passos do Pai geram vida.
Ir. M. Rosequiel Fávero – No próximo ano, 2017, o Movimento Apostólico de Schoenstatt recorda os 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao Brasil. Naquela oportunidade, visitou diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Uma das cidades visitadas foi Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. As Irmãs de Maria tinham uma pequena filial ali e atuavam no Hospital São José, fundado no ano de 1936. Nosso Pai e Fundador esteve em Jaraguá do Sul de 2 a 8 de abril, na sua única visita a essa cidade. Nas suas palestras às Irmãs, falou do Ideal Tabor e da missão mariana de Schoenstatt: “Não se pode apenas dizer: Schoenstatt é lá junto do Reno (na Alemanha). Não. Schoenstatt é em toda a parte onde está nossa imagem (da Mãe e Rainha)!” (08 de abril de 1947).
As Irmãs de Maria permaneceram ainda alguns anos em Jaraguá, mas Schoenstatt permaneceu por lá. Hoje, a devoção à Mãe e Rainha de Schoenstatt é grande entre as famílias da região, fomentada por uma forte Campanha da Mãe Peregrina. Um ‘santo orgulho’ vive na Família de Schoenstatt de Jaraguá do Sul: ser a única cidade de Santa Catarina que hospedou o Pe. Kentenich, e por toda uma semana!
Essas memórias vieram à tona neste novembro de 2016, nas celebrações dos 80 anos do Hospital São José. Já não mais o pequeno hospital onde trabalhava um único médico, ajudado por jovens Irmãs missionárias, mas um grande e moderno complexo hospitalar. E embora as Irmãs de Maria tenham ficado pouco tempo nessa tarefa, sempre de novo são recordadas. Fato ratificado pelos convites para as diversas atividades da festa dos 80 anos do hospital, enviado à sede provincial das Irmãs em Santa Maria/RS.
Na Família de Schoenstatt brasileira existe uma frase: ‘Os passos do Pai geram vida aonde ele vai’. Na consciência que os poucos anos que as Irmãs atuaram diretamente no Hospital São José e os sete dias que o Pe. Kentenich esteve nessa cidade sejam motivo de bênçãos para o povo de Jaraguá do Sul, para todos os que atuam e precisam das instalações do Hospital São José, também em Santa Maria/RS, junto ao Santuário Tabor, se eleva um canto de gratidão pelas oito décadas dessa instituição.
Que nossa Mãe e Rainha abençoe a todos e faça crescer sempre mais o Hospital São José e a Família de Schoenstatt de Jaraguá do Sul!