Colégio Maior, o Seminário Ibero-americano dos Padres de Schoenstatt, está em festa
Maike Nonicio de Andrade – O Colégio Maior Padre José Kentenich, que fica em Santiago, no Chile, no dia 20 de novembro completou duas décadas de história. Essa data tão importante e que foi tão esperada pelos seminaristas não podia passar despercebida, por isso a festa estava garantida. Este ano foi marcado pelo o convite do Papa Francisco de viver intensamente a misericórdia de Deus. Portanto, não foi só coincidência que a festa dos 20 anos fosse celebrada no mesmo dia que em Roma se fechava a porta do Ano Santo da Misericórdia. Sem dúvidas, esse foi o espírito que marcou a geração que está hoje no Colégio Mayor, expressada no lema que acompanhou a vida do seminário durante todo o ano de 2016: Misericórdia em saída.
A celebração começou algumas semanas antes, quando os estudantes receberam a visita de alguns Padres das gerações passadas que viveram no Colégio Maior na época da benção do Santuário. Juntos celebraram uma missa presidida pelo Pe. Alexandre Awi, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. Nessa oportunidade ele recordou a construção do Santuário “Sion de la Trinidad” e partilhou os sonhos que tinham há vinte anos – muitos deles já realizados e outros em andamento.
Na semana do aniversario do Colégio Maior, toda a casa estava de festa, já na quinta feira, 17 de novembro, houve a primeira celebração que foi interna para os seminaristas. Nessa noite puderam recordar com muito carinho e orgulho a história do Seminário Ibero-americano dos Padres de Schoenstatt e todos os Padres que passaram por esse lugar – incluindo muitos brasileiros. Mas a grande celebração estava guardada para o domingo. Para esse dia foram convidadas todas as pessoas que de alguma forma fizeram parte dessa história.
A missa presidida pelo o atual reitor do seminário, Pe. Miguel Rocha, esteve cheia de emoção, agradecimento e boas lembranças. Ao recordar o dia da benção do Santuário, o reitor do seminário fez referência a todo o cuidado maternal e fidelidade da querida Mãe e Rainha nessas duas décadas, recordando também a passagem de muitos irmãos de comunidade que marcaram a história do Colégio Maior e pessoas que ajudaram a realizar o sonho de construir um seminário dos Padres de Schoenstatt no Chile.
No final da missa todos peregrinaram ao Santuário com uma flor na mão, que representava o profundo agradecimento à Maria. Logo após a consagração no Santuário, partilharam uma noite de festa ao som do coro do Colégio Mayor. Os seminaristas que cataram fizeram questão de recordar também a história do seminário por meio das musicas que marcaram os vinte primeiros anos dessa história.
Sem sombra de dúvidas, foi uma linda festa, porém o que fez desse um dia muito especial foi poder reconhecer que Deus e a querida Mãe e Rainha são os verdadeiros autores dessa linda história e ver a fidelidade de tantas pessoas, que acreditaram e seguem acreditando na vocação daqueles que um dia decidiram entregar a vida por Cristo e por Schoenstatt. Todos os que atualmente fazem parte do Colégio Maior contam com as orações de todos, para que possam seguir escrevendo os próximos capítulos dessa história.
Fonte: jumasbrasil.com.br