Para, a partir dele, viver a santidade e a missão
Karen Bueno – ‘Na misericórdia do Pai, santidade e missão’ é o tema do retiro da Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt (Comes) neste ano, que acontece no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, de 1 a 3 de dezembro. 54 membros da Comunidade acompanham as reflexões preparadas pelo Pe. Marcelo Cervi, com muitos momentos de silêncio e oração.
O retiro encerra-se neste sábado, dia 3, com o encontro da Comes, para o qual são esperadas mais 150 pessoas. O encontro é também uma confraternização pelos 25 anos das Irmãs Adoradoras – do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt –, que acompanham a Comunidade de Oração, na Província Schoenstatt Tabor. “Como são adoradores conosco, eles participam dessa grande alegria”, comenta Ir. M. Ana Luiza Cerantola, superiora das Irmãs Adoradoras.
Autoeducação para estar em saída
O tema do retiro propõe o espírito missionário, colocando em pauta os “desafios do nosso tempo” e “a resposta de Schoenstatt”. Pe. Marcelo indica, como caminho, a oração unida à autoeducação. A proposta é não apenas rezar, mas trabalhar a autoeducação, trabalhar o interior para, assim, melhorar a vida exterior, num sentido missionário para a família e todos ao redor – é um jeito pessoal de estar em saída.
Muitas vezes se fazem orações, novenas pedindo milagres, mas o milagre deve acontecer no interior de cada um – diz o Pe. Marcelo – e a Mãe e Rainha entra em ação como educadora. Ele usa o exemplo: reclamar menos, colocar mais amor e sorriso no rosto do que reclamações, etc.
A necessidade do silêncio
Para Eunice Greco, de Itapira/SP, “o retiro é muito bom e precisamos dele para crescer na espiritualidade e refletir sobre as coisas todas que acontecem, com orações”.
Brasilisia Leirias, de Niterói/RJ, confessa que tem dificuldade para ficar em silêncio, mas que está aproveitando ao máximo essa oportunidade: “Por meio do silêncio vêm muitas perguntas e muitas respostas. Estamos respirando a natureza que é sagrada, diante do Santuário. Achei esse retiro muito profundo. Vamos amadurecendo e nos desligando dos problemas do dia a dia”.
A Comes
A Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt é chamada de “exército orante” da Mãe e Rainha. São pessoas em geral que, vinculadas ao Santuário, dedicam alguns momentos de oração – sejam eles diários, semanais ou mensais – rezando pelas grandes intenções da Igreja e do mundo, pela conversão dos pecadores, por todos os que sofrem: enfermos, idosos, presos, crianças abandonadas e tantos outros.
Para conhecer mais sobre ela e participar: clique