Sábado de conquistas para as Crianças no Tabor da Liberdade.
Poliane Bôsco – Desde setembro deste ano, o Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, celebra em todo primeiro sábado do mês uma Missa especial com as crianças. No último dia 3 de dezembro, essa Missa foi ainda mais especial, com a vestição do primeiro grupo de coroinhas do Santuário e a recepção das camisetas dos novos grupos de Apóstolas Luzentes de Maria.
As cerca de 15 Apóstolas começaram suas atividades em março de 2016 e se prepararam oferecendo muitas boas atitudes ao Capital de Graças, para conquistar a tão esperada camiseta. O grupo de coroinhas do Santuário da Mãe e Rainha foi criado para acolher e evangelizar mais crianças, que têm se reunido desde o meio deste ano para formação. Ao todo são nove crianças que participam dos Coroinhas, mas apenas quatro – três meninos e uma menina – foram investidos com as respectivas vestes nesse sábado, por causa da idade.
Conquista das camisetas
Antes da Missa das 15 horas, as Apóstolas, acompanhadas de seus familiares e conduzidas pelas suas dirigentes e a assessora, Ir. M. Liliane Dias, se reuniram no Santuário. Em um momento de oração elas assumiram a missão de serem Apóstolas no Reino de Deus e receberam as camisetas como sinal desse compromisso. As apóstolas entre 3 e 13 anos receberam as camisetas nas cores rosa, laranja e azul, conforme a faixa etária de cada uma. As três dirigentes também receberam suas camisetas, na cor vermelha.
A conquista da camiseta das Apóstolas é um momento muito importante, pois ela vem estampada com o símbolo que representa o ideal das pequenas de Ser Luz para o Mundo, irradiar a Luz de Cristo seguindo o exemplo de Maria. Também porque se aplica, de forma prática e desde cedo, a pedagogia das conquistas, proposta pelo Pe. José Kentenich. As Apóstolas e suas dirigentes, após terem recebido as camisetas, saíram do Santuário para se trocar e retornaram depois, já vestidas, quando foram recebidas com carinho por seus familiares. Juntas cantaram a Consagração a Nossa Senhora e seguiram para a Santa Missa.
Eucaristia
A Santa Missa especial com as crianças foi presidida pelo Pe. Alexandre José Resende, que já no início da celebração explicou um pouco sobre o tempo do Advento, de preparação para o Natal. Após a Proclamação do Evangelho de São Mateus sobre João Batista, houve a apresentação de um teatro de bonecos, comum nas celebrações onde a Eucaristia é celebrada com crianças. Com os bonecos representando Ir. M. Emilie Engel e o Pe. José Kentenich, a equipe litúrgica conta a história de São João Batista para as crianças, explicando que ele foi um profeta que preparou o caminho para a chegada de Jesus Cristo. Em seguida, um grupo de crianças encena o nascimento de Jesus, montando um presépio vivo ao som de música. As crianças ficam atentas e curiosas e os pais encantados, com os pequenos caracterizados como os personagens do presépio.
Vestição dos Coroinhas
Após a homilia do Pe. Alexandre, chega o momento da vestição dos Coroinhas, que se apresentam empolgados para o rito. As crianças são chamadas pelo nome, se posicionam a frente do altar e, conduzidas pelo pároco, expressam seu desejo de servir a Cristo, fazendo suas filiais promessas. O Padre, depois, chama os pais, que levam as vestes dos Coroinhas para serem abençoadas e, em seguida, eles as vestem nos filhos.
Por fim, Pe. Alexandre apresenta os novos coroinhas à comunidade e parabeniza os pais por incentivarem seus filhos a viverem, desde cedo, a vivência de fé, também explica a importância de evangelizar as crianças e de levá-las à Igreja. A Santa Missa continua e os coroinhas servem o altar pela primeira vez.
Após a celebração, os novos coroinhas e seus pais seguem ao Santuário para se consagrarem a Mãe e Rainha. Por fim, juntos com as Apóstolas Luzentes de Maria, todos realizam uma confraternização em gratidão pelas conquistas do dia.