Uma visita ao interior da fábrica
Karen Bueno – Grandes fornos, altas medidas e muitas mãos: essa é uma breve descrição do processo de criação do Materttone, o panetone da Mãe e Rainha, na fábrica. Neste ano, a receita foi reformulada e leva mais frutas e mais chocolate, sem deixar de lado o ingrediente principal: muito carinho e as graças da MTA.
Para produzir o Materttone, a Indústria Romanato, em Várzea Paulista/SP, inicia o processo na sala de pesagem, onde todos os ingredientes são separados, selecionados e pesados em balanças de precisão. Com tudo pronto em mãos – farinha, fermento, frutas, etc. – as partes são misturadas em grandes máquinas, que vão mexendo a massa e fermentando tudo. Assim começa a fase de batimento com a gordura, o açúcar e as frutas.
Depois de batida, a massa é colocada nas suas embalagens individuais, vai para a estufa e fica repousando ali por um período de crescimento. Em seguida, a mistura vai para o forno e os panetones de fruta são assados por 23 minutos e os de chocolate por 26 minutos. Quando eles já estão prontos, ficam ao lado do forno, esfriando por cerca de 3 horas.
Dedicação artesanal
Toda essa descrição ocorre em enormes quantidades. Cada carrinho, colocado em um dos dez fornos industriais, leva consigo 288 panetones. A rapidez do processo leva à produção de 100 unidades por minuto.
Um panetone (não necessariamente o Materttone, mas qualquer outro produto da empresa) fica pronto em cerca de 6 e 7 horas e a fábrica produz, em média, de 40 a 50 mil unidades por turno – são três turnos durante o dia.
Apesar dos números e medidas superlativos, cada Materttone tem uma parcela individual de atenção e carinho. Sua embalagem é toda artesanal, ele é colocado e montado manualmente em cada caixa e cada uma leva consigo uma vivência de Natal. “A gente tem um carinho todo especial com o Materttone e colocamos bastante paixão em sua produção. Ele é bem artesanal, uma produção diferente, na qual procuramos fazer com o maior cuidado possível; tanto na produção como na embalagem, temos uma dedicação diferente”, conta o gerente de produção, Juliano Pedrussi.
Onde conseguir?
O Materttone está à venda nos Santuários de Schoenstatt do Brasil (veja os contatos) e pode ser adquirido, em grandes quantidades, também pelo e-mail: vendas@romanato.com.br
Ainda é tempo de saborear o Natal em família com o panetone da Mãe e Rainha e presentear os familiares e amigos com as graças do Santuário, espalhadas em cada pedacinho.
Olá eu nome é Suely, moro em Varzea Pta. Amei o materttone e mais da surpresa oração….meu coração ficou cheio de alegria. Amém.