Uma visita especial no Ano Mariano.
Lanna Costa / Bianca Ribeiro – Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2016, o Santuário Tabor da Esperança, em Brasília/DF, recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica oficial que visita as Dioceses do Brasil em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. Como disse o Papa Francisco: “Deus ofereceu ao povo brasileiro a sua própria Mãe”.
Na tarde do dia 3 de dezembro, os fiéis aguardavam ansiosamente, no portão do Santuário, a visita de Nossa Senhora Aparecida. Solene foi a chegada do carro com a Imagem nas mãos do Pe. José Eudes da Cunha, coronel do Exército Brasileiro e capelão da Paróquia São Miguel e Santo Expedito, que antes estava com a Imagem. Com aplausos, cantos e fogos, a Família de Schoenstatt de Brasília e féis do Santuário acolheram a Mãe com amor e devoção. Pe. José Eudes a entregou, passando para as mãos do Pe. Adilson Antônio da Costa, capelão da Base Aérea de Brasília e do Santuário Tabor da Esperança.
Os devotos cantavam e seguiam em procissão, com muita emoção, o andor com a Imagem, levado pelas Apóstolas Luzentes de Maria e Pioneiros de Schoenstatt rumo ao Santuário, onde a Mãe foi acolhida com amor por todos. Logo após, teve início a solene Missa de acolhida.
Ao lado do altar, durante a Santa Missa, uma moldura em madeira com o formato do Santuário abrigava a Mãe Aparecida. Zeliane Gregoratto, integrante da equipe de Liturgia, relata: “Minha emoção maior foi constatar, ao contemplar a imagem da Mãe Aparecida, o mais profundo e verdadeiro exemplo de acolhimento quando a Mãe que é Rainha e Admirável cede seu trono e dá abrigo à Mãe que é Imaculada e Senhora nossa”. A Imagem ficou no Santuário e os fiéis realizaram a vigília mariana até a meia noite.
No dia 4 de dezembro, a partir das 8 até as 16 horas, a Imagem recebeu muitas visitas no Santuário para orações. Esse período finalizou-se com a Solene Missa de envio da Imagem Jubilar de Aparecida para a Capelania da Aeronáutica.
Vivian Fregonesi, presidente do Conselho da Família de Schoenstatt em Brasília, com seu esposo Fernando Fregonesi, testemunha: “A festa de envio da réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida tomou conta dos peregrinos e romeiros presentes no Santuário Tabor da Esperança, renovando nossa fé e esperança. Nossa Senhora continuou sua peregrinação, foi para a aeronáutica, mas continuará derramando suas graças neste Ano Jubilar Mariano que se inicia”.
Todas as Dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam para o jubileu, recebendo Imagens Peregrinas, réplicas da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que são enviadas do Santuário Nacional, estendendo as graças jubilares da padroeira a todo o povo brasileiro.
O Ano Mariano proclamado no Brasil, juntamente com a visita da Mãe Aparecida, contribui para que toda a Família viva com mais fervor a missão de Schoenstatt. A Divina Providência não se cansa de reservar “horas de Tabor”! É um tempo especial de graças para toda a Igreja brasileira. Um ano dedicado a agradecer e celebrar a Mãe de Deus por tantas graças que dela emanam. Como Família de Schoenstatt, portadora de um carisma essencialmente mariano, o Movimento Apostólico em Brasília assume a missão de viver mais profundamente a Aliança de Amor, “para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje” (Cardeal Dom Sérgio da Rocha).