Mais um Terço Jovem em Londrina/PR.
Anne Ehlke / Karen Bueno – No dia 7 de dezembro aconteceu mais uma edição do Terço Jovem no Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, e pela oitava vez a capela do colégio Mãe de Deus se torna pequena para acolher tantos corações juvenis. Cerca de 800 jovens se amontoavam entre os bancos, corredores e também espalhados pelo chão e o coro de vozes dos diferentes grupos, ministérios e movimentos, em sintonia, indicavam a unidade na diversidade, pois, “Unidos pela Mãe, somos uma só Igreja”.
O Terço iniciou com a animação já tradicional e em seguida com a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, recordando o Ano Mariano no Brasil. Depois, nesse tempo do Advento, já preparando a juventude para a vinda de Jesus, foram contemplados os mistérios Gozosos.
Cada mistério do Terço relacionava-se com a realidade dos jovens, indicando virtudes a serem conquistadas. A reflexão levava a refletir sobre o “Sim” que Maria deu a Deus no momento da anunciação e o seu espírito de serviçalidade, convidando-os a servir a Deus assim como ela. Também se falou do nascimento de Jesus em seus corações e da apresentação de Jesus no templo, ligada ao quarto mandamento – ‘honrar pai e mãe’ –, pois, assim como Maria e José amaram-no, os pais de cada um dos jovens também o amam. Além disso, refletiu-se sobre a perda e encontro de Jesus no templo, fazendo os jovens pensarem nos momentos em que se perdem de Cristo, mas que devem voltar para perto dele.
A condução desses mistérios se deu por integrantes dos vários ministérios que coordenam o Terço. Ao fim das 50 Ave-Marias, há um breve teatro, cujo tema é o nascimento de Jesus. Na peça, os reis magos questionam aos jovens sobre o presente que vão oferecer a Jesus no Natal, sucedidos por duas pessoas representando José e Maria com o menino nos braços. Esse é o ponto inicial para a adoração eucarística, presidida pelo Pe. Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese e das Santas Missões Populares, que convida a todos para entregarem o coração a Cristo e assumirem um compromisso missionário com a Igreja.
No final das orações é então anunciado que esse será o último Terço Jovem realizado na capela do Colégio Mãe de Deus, pois o encontro será transferido para outro local, pela necessidade de uma estrutura maior, que comporte a presença de mais pessoas.
Apesar dessa transferência, José Guilherme Mafra, coordenador do Terço Jovem e membro da Juventude Masculina de Schoenstatt, acredita que os jovens não deixarão de frequentar o Santuário. “A gente fez no Santuário as oito edições do Terço e, para os jovens, ele se tornou uma referência. Quisemos deixar uma mensagem para eles: não deixem de ir ao Santuário, porque lá é a casa do Terço Jovem. E também a mensagem de que o Santuário vai acolhê-los sempre. O Terço foi fundado ali e sempre será a casa do Terço Jovem”.
As mudanças serão postas em prática a partir do ano que vem, com a divulgação do novo local também apenas no próximo ano.