Um encontro marcado pela alegria vitoriosa, emoção e gratidão.
Edson Mikus – O dia 10 de dezembro de 2016 ficará registrado, de maneira muito especial, na vida de 19 crianças da Catequese do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, em Araraquara/SP, por ocasião do seu primeiro encontro com Jesus na Eucaristia.
A preparação dos catequizandos para esse grande banquete teve início em 2014, ano em que, orientados pelos catequistas integrantes da Família de Schoenstatt de Araraquara, iniciaram sua caminhada. Foram três anos na Escola de Maria, com encontros semanais nos quais as crianças, além de receberem formação e participarem das celebrações, puderam também vivenciar e integrar grupos de Apóstolas Luzentes de Maria e Pioneiros de Schoenstatt.
Alimentados com o Pão da Vida
A celebração, no salão do Santuário, tem início com a entrada dos catequizandos acompanhados de seus pais. O evangelho de Mateus (Mt 11, 2-11), nesse 3º Domingo do Advento, confirma que o Senhor vem para salvar a todos e Pe. Allan, em sua homilia, destaca a importância dos pais na participação e sequência da vida cristã dos catequizandos.
Durante a renovação dos compromissos batismais, os catequizandos, acompanhados pelos padrinhos, acendem as velas no Círio Pascal e renovam e conservam o brilho da luz de Cristo recebida no Batismo. Nas ofertas, as crianças participam da procissão trazendo os certificados, medalhas da consagração, o livro da Aliança de Amor, suas simbólicas contribuições ao Capital de Graças e cartazes simbolizando os trabalhos realizados, além do pão e do vinho para serem consagrados.
Para a comunhão, cada catequizando se dirige, juntamente com seus pais, ao genuflexório para receber o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, um encontro inesquecível que permitiu reviverem a última ceia de Jesus com os apóstolos pela primeira vez.
Logo após os agradecimentos finais e benção solene, os catequizandos deslocam-se até o Santuário, onde se consagram à Mãe e Rainha. Um momento de muita emoção em que as crianças, com participação de seus pais, rezam, assinam o livro da Aliança, recebem a medalha de Consagração e se entregam aos cuidados da Mãe de Deus.
Preparação: A chegada do Advento sinaliza a proximidade do Encontro
A etapa final de preparação para a primeira eucaristia se desenvolve no tempo do Advento e, durante a reunião de preparação que dava início à contagem regressiva de exatos 30 dias para o Natal, um convite é feito aos catequizandos: que meditem sobre o tão esperado encontro com Jesus e reflitam concretamente sobre o seu nascimento por meio de um aprofundamento interior e práticas específicas – vigilância na fé e na oração, reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos; a conversão, procurando consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor; o testemunho da alegria que Jesus traz, etc.
Retiro: Preparando as crianças, pais e padrinhos
Todo período de preparação das crianças contou com a participação dos pais por meio do apoio e acompanhamento conjunto das atividades realizadas. Antecedendo a semana de confissões, pais e também os padrinhos dos catequizandos participam de um retiro no Santuário.
Ao longo do retiro, enquanto os pais e padrinhos refletiam sobre seus papéis e responsabilidade na formação e continuidade da vida cristã das crianças, estas partilhavam, junto à estátua do Pe. José Kentenich, uma retrospectiva de toda a jornada na catequese, além de realizarem o plantio de uma semente de girassol nos vasos que receberam, recordando a importância de cuidar e semear aquilo que durante a catequese foi plantado em seus corações.
Confissões: Aqui, diante da misericórdia de Deus, é bom estar
Às vésperas do grande dia, no Santuário, Pe. Allan Ulprist e o Côn. Bento Braz Bellucci atendem as confissões das crianças e dos pais. São momentos de muita ansiedade para alguns desses pequeninos, afinal, de forma prática puderam realizar o exame de consciência e vivenciaram o amor de um Pai bondoso, que os ama como são.
Acampamento no Tabor: Façamos três Tendas
Com o coração preparado para o encontro com Jesus, na véspera do dia da primeira Eucaristia os catequizandos participam no Santuário de um acampamento de Apóstolas e de Pioneiros.
Orações, músicas, brincadeiras, montagem das tendas e muita descontração contribuem para que a noite passe rapidamente e os corações fiquem ainda mais preparados para receber o sacramento.
Quando o dia amanhece, as crianças retornam para casa, tendo em mente os últimos preparativos para, logo mais, estarem de volta ao Santuário. A Eucaristia é então um primeiro passo de muitos encontros com Jesus, vivendo um Natal antecipado nos singelos corações.
Texto completo disponível em schoenstattararaquara.com.br