Um presente de Natal para a Vila Militar.
Bianca Ribeiro – No dia 10 de dezembro de 2016, aconteceu as Missões com a Mãe Peregrina na Vila Militar do 1º RCGd, em Brasília/DF. Após os retornos positivos das Missões realizadas na comunidade da Paróquia Militar São Miguel e Santo Expedito, em outubro deste ano, o Pe. Claudio José Kirst, capelão responsável pela Capela Imaculado Coração de Maria da Vila Militar RCG, fez o convite para que a Família de Schoenstatt também realizasse as Missões na comunidade da Vila.
O grupo, formado por 25 missionários, com integrantes da Família de Schoenstatt de Brasília e membros da comunidade da Vila RCG, teve reuniões preparatórias, com momentos de formação, orientações práticas e oração em intenção pelas Missões, missionários e famílias que seriam visitadas.
Durante o dia de Missões, desde o início, o Espírito Santo esteve presente e uniu os corações dos missionários em alegria por servir e ser instrumentos da Mãe. Com cantos e a motivação inicial, Pe. Cláudio deu a benção de envio e os missionários partiram para visitar os lares. Todos partiram com o objetivo de levar a Palavra e ter um momento de oração com as famílias, fazer o convite para participarem das Missas, dos grupos/pastorais da Capela e o convite para receber a visita mensal da imagem da Mãe Peregrina em seus lares.
Para encerrar o dia de Missões, foi celebrada a Santa Missa às 19 horas, uma Missa extra, fora dos horários e do cotidiano da comunidade. Todos os presentes foram convidados pelos missionários durante o dia. A presença de pessoas na Missa foi significativa e demostrou que as famílias se despertaram em participar das atividades da Capela. Pais com filhos, casais e até uma senhora de outra denominação cristã, que acompanhava a mãe, católica, participaram da celebração.
Ao finalizar a Missa, a banda do Exército apresentou uma Cantata de Natal e os membros da comunidade local apresentaram a encenação do nascimento de Jesus, montando um presépio vivo com cabras e pôneis e foram também acessas as luzes da árvore de Natal. Esse foi o fechamento de um dia especial para a comunidade, afinal, o Deus Menino é a grande luz do Natal e quer estar presente em cada lar, em cada coração.
Alguns moradores da Vila e missionários relatam que as Missões foram algo inédito realizado pela Igreja Católica na Vila. Os dirigentes e participantes dos grupos na Capela tinham esse desejo de realizar as visitas domiciliares na Vila, mas não sabiam como fazê-lo. As Missões adaptadas em períodos curtos, organizadas pelo Santuário, foram uma resposta a esse pedido. A Mãe foi providente em escolher, chamar e confiar em cada missionário para realizar essas Missões.