Advento é tempo de espera e missão.
Daniele Castro – Encerrou-se nesse último domingo, dia 18 de dezembro, as missões realizadas pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt de Atibaia/SP na comunidade da Paróquia São Sebastião, no bairro Caetetuba, em Atibaia/SP. Com o tema “Com Maria a caminho de Belém”, 14 Irmãs se colocaram “em saída” e visitaram cerca de 100 famílias, com o propósito de levar a presença de Maria aos lares e realizar um momento de oração em preparação para a chegada do Menino Jesus neste Natal que se aproxima.
O envio missionário foi realizado no dia 15, às 18 horas, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, confiando à Mãe e Rainha de Schoenstatt a bênção dessa missão. Nos dias 16 e 17, as famílias receberam a visita das Irmãs e foram convidadas a participar da missa na paróquia. Ainda no sábado, a comunidade participou de atividades para crianças, jovens e adultos.
Ao retornar, a alegria era um sentimento dominante dessa inesquecível experiência missionária, como ocorre nas missões schoenstattianas em geral e representa uma Igreja “em saída”, que vai até ao próximo para anunciar o Evangelho e promover o bem a toda comunidade.
Pela primeira vez, as Irmãs formaram uma comunidade missionária, como ocorre geralmente nas missões do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e ficaram abrigadas na creche Raio de Sol. Ir. M. Alessandra Sissa destaca, dessa experiência, a gratidão das famílias mesmo diante das dificuldades. “Nós queríamos missionar e, ao fim, nós é quem fomos evangelizadas pela lição de vida das famílias. As pessoas não pediam orações para si, mas agradeciam a proteção, o amor e o carinho que recebem de Deus. O que mais me marcou foi sentir o quanto são gratos a Deus mesmo na situação em que vivem”, declarou.
De acordo com a Ir. M. Shaiane Machado, o sentimento é de dever cumprido. “Muito mais do que missionar, fomos missionadas e conhecemos Jesus que mora no coração de cada uma dessas pessoas. Mas, também levamos às famílias uma mensagem de Natal, fé, alegria e esperança. A nossa missão é muito grande para ser cumprida como um todo, mas acredito que cumprimos parte dela. Alcançamos o nosso objetivo e com muita alegria. Esse é o espírito missionário”, refletiu.
O pároco da Paróquia São Sebastião, Pe. Osvaldo Boracini, pontuou que a missão deve ser uma continuidade da missa e sublinhou que todos são missionários. “Missão é levar Jesus Cristo às pessoas que ainda não o conhecem. Missão é uma continuação da missa, onde nos alimentamos da Palavra de Deus e da Eucaristia para depois levar Cristo àqueles que têm sede de Deus, mesmo nos lugares mais distantes. Pela condição do nosso Batismo, somos todos missionários”, disse, declarando ainda que as portas da paróquia estarão sempre abertas às Irmãs de Schoenstatt.
“Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio. Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,21).
Fonte: santuariodeatibaia.org.br