O Santuário se torna Belém e acolhe os pequeninos para celebrar o nascimento do Senhor.
Ir. M. Rosequiel Fávero / Ir. M. Mathilde Mang – Na manhã de 24 de dezembro, as Irmãs de Maria de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul/RS tiveram sua primeira celebração de Natal em 2016 com os seus ‘vizinhos mais próximos’. O Santuário de Schoenstatt em Santa Cruz localiza-se numa região da cidade tomado quase inteiramente por ‘invasões’ e vilas de famílias pobres. Durante o ano, Ir. M. Mathilde Mang e voluntários do Movimento Apostólico de Schoenstatt estão em contato com as famílias, organizam grupos de catequese e tentam conseguir ajuda para os mais necessitados. Por isso, é mais do que lógico que celebrem com eles o Natal.
Ir. M. Mathilde conta: “Já é o quinto ano consecutivo que organizamos uma pequena celebração de Natal na manhã de 24 de dezembro junto ao Santuário. Natal de verdade!” Pelas 9 horas do dia 24, uma verdadeira ‘caravana’ subiu a estrada principal rumo ao Santuário: famílias, mães, pais, adolescentes, crianças, bebês nos braços ou carrinhos – a criança mais nova tinha 12 dias. Todos foram convidados: 65 famílias carentes com 84 crianças chegaram da vila mais próxima para celebrar Natal no Santuário.
“Reunimo-nos em frente do Santuário”, conta Ir. M. Mathilde, “uma grande roda e Ir. M. Clarissa Konrad falou sobre o verdadeiro Natal. As crianças se reuniram depois e cantaram, e todos rezaram. No final, todos fizeram uma grande fila para entrar no Santuário e saudar a Mãe de Deus com seu filho Jesus”.
Após o momento de oração no Santuário, todos se dirigiram ao salão, cada um com sua ficha na mão para entrar. Entraram ao som de músicas de Natal, vendo o presépio e a árvore iluminada. Para muitos, a única vivência religiosa dessa festa. Com cantos e orações, as Irmãs estimularam que manifestassem seu amor e seu carinho pelo Menino Jesus. Em fila, adultos e crianças iam até a imagem do Deus Menino e, cada um à sua maneira, saudava o Menino Jesus e lhe manifestava seu amor com um beijo ou uma carícia.
Depois de saudar o Menino Jesus, chegou a hora que as crianças mais esperavam (e os adultos também): o presente! Novamente uma animada fila se formou e cada criança recebeu um brinquedo, um salgadinho e um panetone. Os adultos fizeram sua fila fora do salão para receber uma sacola com mantimentos. No final, felizes, todos saíram com os presentes, rumo aos seus lares.
Testemunhos desse dia:
Um adolescente, que participou pela quinta vez, disse: “Irmã, já esperei este dia, (ele é) o único Natal que vivencio”!
E outro adolescente recorda: “A cada ano participei e hoje trago meu filho de três meses para celebrar o Natal”.
Uma jovem mãe, com um olhar triste, afirma: “É bom vivenciar Natal aqui com minhas duas filhas pequenas. O pai está no presídio e assim elas têm uma alegria com o brinquedo”.
Uma jovem que está na catequese disse também: “eu gosto de chegar aqui, sinto paz e tranquilidade, obrigada Menino Jesus”!