Começa a primeira edição da MCT no Brasil.
Jumas Brasil – “Todos somos convidados a sair, como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem de ternura e compaixão de Deus à família humana inteira” (Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2016).
Inundados pelas palavras do Papa Francisco que convida todos os jovens a saírem em missão, a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Brasil não fica de fora dessa. Tradicionalmente, todos os anos, no mês de janeiro, são realizadas as “Missões Cristo Tabor” –a tão esperada MCT – com a qual, entre outros projetos, é possível vivenciar o apostolado e ardor missionário em ação, levando Maria e Jesus a tantos lares que necessitam de sua presença.
2017: Ou Cristo ou nada!
Neste ano de 2017, as missões ocorrem em três regionais. No regional Sul, acontecerá no período de 6 a 14 de janeiro, na cidade de Coronel Bicaco/RS, que faz parte da Diocese de Frederico Westphalen/RS. Nos regionais Paraná e Sudeste, serão no período de 14 a 22 de janeiro, nas cidades de Abatiá/PR e Barueri/SP, respectivamente.
E, para acompanhar esse fogo de missão que os incendeia, assumem como lema, em todo Brasil, a frase: “COM MARIA, GERAÇÃO MISSIONÁRIA: OU CRISTO OU NADA!”
Dessa forma eles explicam o lema:
– Com Maria: impulsionados, no ano de 2016, a dar “Tudo pela Rainha”, coroamos nossa Mãe no Encontro Nacional e, a partir daí, nos tornamos parte dessa coroa, nos tornamos uma chama e a honramos e nomeamos como Rainha. Providencialmente, também vivemos o Ano Mariano declarado pela CNBB em todo o país. Com isso, queremos levar a mensagem do Cristo Salvador por meio de Maria e em sua companhia educadora e auxiliadora;
– Geração Missionária: a vivência da Cultura da Aliança, da unidade internacional, do protagonismo e, especialmente, do fogo da missão tem mostrado realmente a “cara” de nossa Juventude, que é ser essa nova geração em saída, que busca viver e inflamar no mundo os mais altos ideais;
– Ou Cristo ou nada: Hans Wormer, congregado da geração fundadora de Schoenstatt, dizia “Ou tudo ou nada”. Para o Jumas não existe o nada, por isso assumimos o Tudo, nessa missão e na vivência dos nossos ideais. Inspirados pela radicalidade dos nossos herois, assumimos o Tudo que para nós é o Cristo. Por isso, junto com a nossa Mãe, queremos ser a Geração Missionária de Cristo.
Fonte: jumasbrasil.com.br