Formação e planejamento para o ano.
Ir. M. Rosequiel Favero/Karen Bueno – Neste período no qual, em quase todo o Brasil, escolas e empresas estão de férias, muitas das atividades junto aos Centros e Santuários de Schoenstatt no Brasil também estão em recesso. No entanto, Schoenstatt não para, ele “se prepara” para mais um ano de apostolado! Justamente nesta primeira quinzena de janeiro as Irmãs de Maria de Schoenstatt da Assistência Dinâmica têm sua jornada de encontro, formação e planejamento das atividades em 2017.
Assistência Dinâmica é o círculo de Irmãs das duas Províncias brasileiras do Instituto – Província Tabor, com sede em Santa Maria/RS, e Província Schoenstatt Tabor, com sede em Atibaia/SP –, que são liberadas por sua Província para atuarem em tempo integral nas tarefas do Movimento Apostólico de Schoenstatt, como assessoras de famílias, jovens e senhoras, como também na coordenação da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no Brasil.
Uma das linhas de trabalho da jornada explora as perspectivas e desafios da família. Ir. Maria da Graça Sales Henriques, de Santa Maria/RS, abordou o tema nos dois locais e afirma: “A gente sabe que as influências negativas sobre a famílias são muitas. Tem a mídia, todos os meios de comunicação, algumas políticas de educação que muitas vezes não favorecem a estrutura de família tradicional… Isso é um desafio e coloca novas tarefas. O que podemos fazer hoje? Justamente levar a Mãe de Deus às famílias e as famílias à consagração à Mãe de Deus”.
Em Atibaia
Junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, 36 Irmãs buscam realizar a proposta do Pe. Kentenich: colocar a mão no pulso do tempo, isso é, analisam a realidade e os desafios do mundo e estudam as correntes de vida da Igreja e do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Com isto, querem oferecer um caminho e uma resposta adequada ao Evangelho, que ajude as famílias a viverem de forma cristã, com o auxílio da Mãe de Deus.
Ir. M. Diná Batista de Souza, responsável pela Assistência Dinâmica na Província Schoenstatt-Tabor, explica: “Estudamos os desafios em relação à promoção da família e da vida e fazemos uma análise com textos e orientações do Pe. Kentenich. Isso tudo para nortear nossos trabalhos apostólicos. Como toda problemática, primeiro registramos as diversas situações e nuances, depois diagnosticamos e buscamos, por meio do diálogo, dos trabalhos em grupos e da oração, a proposta de um caminho à luz da missão mariana de Schoenstatt. Essa é também uma contribuição de Schoenstatt a serviço da Igreja no Brasil, neste Ano Nacional Mariano”.
Em Santa Maria
À sombra do primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil, o Santuário Tabor, as Irmãs que atendem o Movimento de Schoenstatt no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e estados do Nordeste também fazem as mesmas reflexões. “Nós cremos que encontraremos indicações seguras de como enfrentar os desafios da atualidade nos ensinamento do nosso Pai e Fundador”, explica Ir. M. Sára Vincensi, responsável pela Assistência Dinâmica da Província Tabor. “Neste ano, em que recordamos 70 anos da sua primeira visita à nossa pátria, estamos seguras que ele vai guiar pessoalmente nosso trabalho apostólico”.
Experimentar e expandir ainda mais as glórias de Maria
Em março deste ano, a Família de Schoenstatt recordará as primeiras palavras do Pe. Kentenich na sua chegada a Santa Maria: “Vim para experimentar aqui as glórias da querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt! (…) Em segundo lugar quero refletir com as senhoras como podemos preparar e expandir mais ainda a glorificação da querida Mãe de Deus’’. Na sua Jornada Anual, as Irmãs das duas Assistências Dinâmicas se empenham em preparar os subsídios para que esse desejo expresso pelo Pai e Fundador, na sua primeira conferência no Brasil, possa tornar-se realidade e as atividades do Movimento de Schoenstatt em 2017 ajudem a promover ainda mais as glórias da querida Mãe de Deus.