70 anos depois, uma família inteira sela a Aliança de Amor.
Karen Bueno – Em 2017, o Movimento Apostólico de Schoenstatt recorda os 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao país. Celebrando a herança e os ricos frutos dessa passagem, a história de uma família, da região norte do Paraná, comprova como os passos do Pai e a sua bênção geram vida. Com 70 anos passados, a família Donatti Pizzollito mantém tradições especiais e a presença constante da MTA em suas raízes, especialmente agraciada pela bênção do Fundador.
A MTA é parte da história
O Sr. Ângelo Donatti e a Sra. Tereza Pizzollito eram jovens imigrantes italianos que se conheceram no Brasil e aqui se casaram, em 1914. Tempos mais tarde, no mês de abril de 1947, Ângelo conheceu o Pe. José Kentenich em Londrina/PR e, afeiçoando-se ao Fundador, pediu a ele que abençoasse toda sua família.
No ano seguinte, 1948, um quadro da Mãe e Rainha de Schoenstatt foi entronizado na casa do casal, por incentivo da filha, Anita, que entrara para a comunidade das Irmãs de Maria. A partir de então, o casal rezava o Terço diariamente para a Mãe e Rainha e celebrava cada dia 18 como data festiva da Aliança de Amor.
A devoção à MTA, com o tempo, foi enraizando-se na história da família e sempre que um dos filhos se casava, recebia uma imagem da Mãe no dia do casamento. Esse costume se estende até hoje, com os netos, bisneto e tataranetos. Do seio dessa família, abençoada pelo Pai, saíram vocações consagradas que carregam o mesmo sobrenome: três Irmãs de Maria de Schoenstatt – Ir. M. Anita, Ir. M. Inez e Ir. M. Jacinta Donatti –, dois sacerdotes, Pe. Pedro Gotardo e Pe. Paulo Alberto, e o diácono permanente Luís Carlos Donatti.
No ano 2000, num dos grandes encontros da família, todos os Donatti e Pizzollito coroaram juntos a Mãe Três Vezes Admirável como Rainha de sua família. A imagem coroada foi justamente aquela guardada com tanto carinho pelos avós.
Aliança de Amor em família
Mesmo com a ausência dos avôs Ângelo e Tereza, já falecidos, a união continua e é tradição entre eles realizar, em janeiro, um grande encontro reunindo toda a família – isso ocorre há 40 anos. Em 2017, o encontro foi realizado no Santuário de Schoenstatt de Jacarezinho/PR e, coroando essa história, cerca de 80 pessoas selaram, como família, a Aliança de Amor com a MTA.
Ir. M. Jacinta conta: “A celebração da Aliança foi um momento muito marcante para nossa família. Entre nós se formou uma atmosfera de céu, mesmo diante de tantas dificuldades que enfrentamos, principalmente com alguns membros da família gravemente enfermos, tudo era paz. Esse sim a Deus, através da Mãe e Rainha em seu Santuário, foi como um selo, que marcou ainda mais nossas experiências com sua presença e intercessão, em tantos momentos desta Mãe em nossas vidas”. Pe. Pedro também salienta: “Nossa Aliança não nos livrará das dificuldades, mas nos fortalece para enfrentá-las”.
Nós também podemos pedir a bênção do Pai
Certamente que muitas famílias, a maioria, não têm o privilégio dos Donatti Pizzollito, com esse testemunho e herança tão particular. Sua história ilustra como a bênção do Pai pode ser efetiva e fecunda ao longo do tempo.
Contudo, o Pe. Kentenich dizia que todos os seus filhos poderiam sempre encontrá-lo no Santuário e no coração da Mãe de Deus. Por isso, para além das gerações, fica o incentivo a cada família hoje, em 2017, a buscar, da mesma forma, a bênção do Fundador para os seus, seja no Santuário ou no coração da Mãe de Deus.