“Faça-se a pequena Maria, Luz da Esperança”.
Gisely Souza/Maiara Oliveira – Nos dias 21 e 22 de janeiro, as dirigentes das Apóstolas Luzentes de Maria dos regionais Sudeste e Paraná se reuniram no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para elaborar o material do ano, traçar metas e também descobrir o lema que acompanha e inspira as meninas em 2017. É um final de semana de muito trabalho e bastante chuvoso, o que proporciona ao encontro um clima de unidade, cumprindo a vontade do Pai.
As Apóstolas são as meninas, as crianças que integram o ramo da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem), tendo regularmente uma formação adaptada às suas idades para, desde cedo, serem “pequenas Marias”.
As reflexões têm como ponto de partida as correntes de vida do Movimento Apostólico de Schoenstatt, os jubileus do Movimento e o Ano Mariano proposto pela Igreja. A assessora da Jufem no Paraná, Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa fala sobre os perfis e estilo de vida das pessoas, com uma reflexão em grupo sobre como são esses perfis, quais são os tipos e qual seria o de cada uma das meninas presentes. Animadas com essa atividade, tiveram mais uma dinâmica sobre conhecimentos bíblicos, com ênfase em Maria e suas atitudes, fazendo um paralelo com a realidade atual.
Mais tarde, a reflexão é aplicada por Ana Beatriz Suzan, da União de Famílias de Schoenstatt, que faz parte do “Teen Star”, um programa internacional de educação holística em sexualidade humana. Esse programa apresenta um novo olhar para a educação da afetividade e sexualidade dos jovens, uma vez que promove a integração da pessoa nos seus aspectos social, emocional, físico, intelectual e espiritual da própria sexualidade, com a dignidade e autenticidade do ser, que tanto é prezado pela Jufem. É uma tarde de aprendizado e ponto de partida para novas experiências e um estudo mais aprofundado de algo que, segundo Ana Beatriz, é tão natural e que infelizmente “se perdeu”.
Durante a noite, a assessora da Jufem no regional Sudeste, Ir. M. Lidiane Francisconi recordou a vocação das jovens para serem dirigentes. Ela frisa que esse é um chamado de Deus ao qual elas disseram ‘sim’, um ‘sim’ que exige responsabilidade, confiança e amor. Então, finalizaram o dia com uma vivência junto a Cristo Eucarístico.
No domingo, Ir. M. Lidiane indicou tudo aquilo que será celebrado ao longo do ano e o que está acontecendo, para assim pensarem em um lema que norteará o trabalho do ano. Divididas em grupos, iluminadas pelo Espírito Santo e em unidade com o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, as dirigentes rapidamente chegaram ao lema do ano: “Faça-se a pequena Maria, Luz da Esperança”.
Alegres pela descoberta, deram continuidade aos trabalhos, definindo a linha de conteúdos do material do ano. Finalizaram o encontro com a Santa Missa, confirmando, pela liturgia, o lema que lhes foi inspirado. O encontro terminou, mas os trabalhos seguem sem parar, para que no ano jubilar, cheias de alegria, possam ser Luz de Esperança.
Fonte: jufem.com.br (versão resumida e adaptada)