Uma canção eucarística para o ano jubilar do Tabor.
Na transfiguração de Jesus, o Filho Heroico, está marcada a missão da Família de Schoenstatt do Brasil. No ano jubilar dos 70 anos do Ideal Nacional brasileiro, surgiu uma canção que revela: “Cristo Jesus, aqui estás…”. Ir. M. Eliane Cunha, da Província Tabor, conta como surgiu essa música:
Esse canto nasceu em um momento de adoração na Capela Cristo Rei Tabor, no Centro Mariano, em Santa Maria/RS. Por celebrarmos os 70 anos da primeira visita de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao Brasil e por ele ter nos presenteado, também há 70 anos, o Ideal Tabor, me veio a inspiração de trazer, ao menos um pouco, em música, a profunda realidade do Tabor em nossas vidas. Assim, surgiu a primeira estrofe:
Pois no Tabor nós ouvimos
Como os Apóstolos, a voz do Pai:
“Este é meu Filho muito amado”!
E, em ti, todos nós somos doados.Esta última frase nos traz presente a realidade: “Somos filhos, no Filho. É em Jesus e por Jesus que somos doados ao Pai”.
A segunda estrofe teve como inspiração o que o Pai e Fundador disse no Documento de Fundação de Schoenstatt, citando a cena bíblica do Tabor. A experiência dos apóstolos, verbalizada por São Pedro: “Aqui é bom estar! Vamos construir três Tendas …” (cf. Mt 17, 3-4)
“Aqui é bom estar!” nós exclamamos
E queremos construir as nossas Tendas.
E junto a ti buscarmos o sentido
pra fazer de nossa vida uma oferenda.A terceira e a quarta frases querem expressar o sentido da transfiguração do Senhor no Monte Tabor: confirmar os apóstolos mais próximos de que o sentido de suas vidas era a oferta total ao Pai como a que ele iria fazer.
A experiência do Tabor também foi uma forma que Jesus encontrou para preparar os seus apóstolos no seguimento do seu caminho Redentor: por meio da cruz, chegar à vitória, à transfiguração. Assim veio a inspiração para a terceira estrofe:
Partimos do Tabor, reconfortados
Pra contigo assumirmos nossa cruz.
O brilho de tua transfiguração
Nos dá força para cumprirmos a missão.Desta forma partilho o caminho que o Espírito Santo fez para podermos expressar o nosso amor e nossa gratidão a Jesus através deste canto.