O primeiro dia do Encontro Nacional de Dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt é voltado para a formação. Ele exige força e concentração das participantes, para aproveitar bem cada momento. Maria Gabriela Nassif, de Londrina/PR, conta como foi:
“Após a oração inicial no Santuário começamos nossas atividades com um trabalho em grupo, no qual, divididas em quatro equipes, discutimos temas polêmicos, como ideologia de gênero e sexualidade. Refletimos sobre como podemos nos posicionar como Lírio do Pai, Tabor para mundo, frente a essas questões. Depois disso, cada grupo compartilhou com todas as participantes o que tinham falado.
Antes do encontro, as assessoras nos pediram sugestões de temas para o encontro nacional. Assim, o tema escolhido foi: como podemos definir Schoenstatt? A resposta foi que Schoenstatt não se define, mas se vive. Schoenstatt é um Movimento de vida. A Ir. M. Lúbia Bonfante nos ajudou a responder essa questão com sua palestra, abordando uma das cinco leis fundamentais de Schoenstatt, a lei da edificação: “Liberdade tanto quanto possível, vínculos somente os necessários e cultivo de espírito em grau máximo”. O tema foi explicado de uma forma muito prática.
No período da tarde a Ir. Maria da Graça Sales nos falou sobre as diversas “tendências” desses últimos tempos, a ideologia de gênero e o feminismo (principalmente) e explicou como podemos irradiar Maria e ser dignas como ela. A Ir. Maria da Graça nos trouxe diversos textos de São João Paulo II, de Bento XVI e do nosso Pai e Fundador, nos quais percebemos como a mulher é importante para a salvação do mundo.
Logo depois, a Sra. Rosangela Lovatto, da União de Famílias, falou sobre a coerência entre nossos ideais e nossa vida prática e como devemos viver nossa castidade e nossa sexualidade como Lírio do Pai, Tabor para o Mundo. Como podemos agir sendo filhas lírios.
Por fim, tivemos a Missa no Santuário e uma vivencia falando do ideal Tabor que nosso Pai e Fundador presenteou ao Brasil há 70 anos, e de que maneira podemos irradiar esse Tabor como dirigentes. O primeiro dia foi muito gratificante e de grande riqueza espiritual!”
As atividades do domingo, principalmente à tarde, estarão voltadas para o lema e para as atividades da Jufem em 2017. Que a Mãe, do Santuário Tabor, as ilumine!